Por que o nariz fica mais 'trancado' à noite e como aliviar?
É hora de dormir e ao deitar-se na cama você sente que seu nariz entope e a respiração fica mais difícil. A situação é bastante comum e não é preciso estar gripado ou resfriado para isso acontecer.
Especialistas explicam que o congestionamento nasal tende a ser pior à noite por dois motivos.
O primeiro é que o corpo produz cortisol, um hormônio anti-inflamatório, com pico durante o dia. Então, com o passar das horas a quantidade dele vai caindo, sendo menor à noite, impactando na obstrução nasal.
Outra causa é a temperatura mais fria. O nosso nariz serve para aquecer, filtrar e umidificar o ar que chega ao nosso corpo. Quando o ar está gelado, a quantidade de sangue no nariz aumenta para esquentar o ar em uma temperatura ideal para chegar aos pulmões.
Muitas vezes essa quantidade de sangue no nariz é exagerada, fazendo com que as estruturas fiquem inchadas e produzindo tanto muco que causa a coriza.
O desentupimento, na maioria das vezes, acontece de forma natural. Mas caso a sensação esteja causando incomodo ao dormir há algumas opções para desobstruir as vias nasais que podem ser feitas em casa e sem contraindicação.
Veja algumas opções para desentupir o nariz:
- Soro fisiológico
- Deitar-se com a cabeça elevada
- Inalação
- Vapor de eucalipto
- Umidificar o ambiente
- Manter o ambiente arejado
- Beber bastante água
- Tomar banho quente
- Fazer compressas
Abaixo saiba um pouco mais sobre cada uma das dicas:
Lavagem com soro fisiológico: estudos demonstram que a lavagem nasal contribui para o funcionamento adequado do nariz de manhã e à noite. Ela pode ser feita com seringa, com garrafas específicas e com a utilização de produtos vendidos em farmácias convencionais na forma de spray, conta-gotas ou aerossol.
Deitar-se com a cabeça elevada: é possível usar mais travesseiros ou uma almofada que faça com que o corpo não fique totalmente na horizontal. Usar a posição da cabeça mais elevada que o corpo ajuda na desobstrução das narinas permitindo uma respiração mais facilitada, pois quando deitamos o fluxo de sangue para o nariz aumenta, piorando a congestão.
Inalação: Se houver secreção na via respiratória, uma maneira de aliviar é com inalação. O procedimento faz com que a secreção se desloque e o nariz, consequentemente, desentope. Além disso, não há qualquer contraindicação em fazê-la.
Inalar vapor de eucalipto: O eucalipto tem ação descongestionante, ajudando a desentupir o nariz quando inalado. Para fazer a inalação, use três gotas do óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 500 ml de água fervente e inale o vapor por cinco minutos.
Umidificar o ambiente: Os umidificadores ajudam a deixar os tecidos das vias respiratórias mais hidratados e menos irritados, aliviando o desconforto. Ele também contribui para que as secreções sejam eliminadas mais facilmente.
Manter ambiente arejado durante o dia: Isto é fundamental para evitar que o ambiente fique com pó, poeira, mofo e desencadeie quadro alérgico para a pessoa à noite.
Beber bastante água: Ingerir bastante água faz com que as secreções fiquem mais fluidas para serem eliminadas e também ajuda a evitar ressecamento das mucosas nasais. O indicado é consumir de dois a três litros de água todos os dias.
Tomar banho quente: O vapor de água quente durante o banho ajuda a deixar o muco nasal mais fluido, eliminando-o com menos dificuldade e, assim, liberando as vias nasais.
Compressas mornas: Elas podem ser feitas apenas com água ou com gotas de óleo essencial. Para fazer a compressa use uma toalha para molhar na água quente, deixe esfriar até uma temperatura que não queime e coloque sobre o rosto por alguns minutos. O vapor, a umidade e as propriedades anti-inflamatórias caso utilize o óleo ajudam a desentupir o nariz.
Quando procurar o médico?
Caso a obstrução nasal não melhore com o passar dos dias e comece a atrapalhar o sono e a qualidade de vida do paciente é hora de procurar um médico.
Isso porque ao dormir com o nariz entupido o paciente dorme de boca aberta, diminuindo a qualidade do sono, aumentando o ronco e ocasionando dores de cabeça e diminuição da concentração.
Fontes: Danilo Sguillar, coordenador do Ambulatório de Distúrbios Respiratórios do Sono da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Jairo Barros, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília; Thiago Bezerra, otorrinolaringologista e coordenador na Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Joana Fioravanti Diniz da Costa Silva, pediatra do Hospital Esperança de Recife.
Produtos para nariz entupido - CC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.