Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Só água? Vinagre? Não! Este ingrediente vai lavar a sua salada corretamente

Água sanitária é o "segredo" do sucesso - Getty Images
Água sanitária é o 'segredo' do sucesso Imagem: Getty Images

Colaboração para VivaBem

01/07/2023 04h00Atualizada em 03/07/2023 11h39

Até programas de TV já sofreram com isso: Ana Maria Braga já achou bichinhos no meio dos vegetais do "Mais Você" e Cara de Sapato encontrou uma larva em sua salada durante o BBB 23. Então, não vacile: aqui a gente conta como evitar esses incidentes.

Lavar bem os vegetais é um dos cuidados básicos de saúde. Isso porque comer frutas e verduras contaminadas por micro-organismos pode provocar uma infecção alimentar, que traz consequências como vômitos, diarreia e desidratação.

Como higienizar os alimentos corretamente?

A popular água sanitária (hipoclorito de sódio) é um produto bastante eficaz para acabar com as bactérias dos alimentos e tem seu uso recomendado pela legislação sanitária no Brasil. Ainda assim, é importante consultar se a marca que você utiliza possui registro na Anvisa.

A receita é simples:

  • Primeiro, lave bem o vegetal em água corrente -- limpe as hortaliças folha por folha.
  • Depois, adicione em um recipiente 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água filtrada.
  • Deixe o alimento de molho nessa mistura por 15 a 20 minutos.
  • Retire e enxágue novamente na água corrente.

Além disso, muitas pessoas também costumam deixar os alimentos de molho na água com vinagre. A prática, porém, não é eficiente. O vinagre possui um grau de acidez considerado fraco, tanto que é comestível.

Deixar alimentos de molho no condimento pode até eliminar alguns micro-organismos, mas não tem efeito sobre as bactérias que realmente podem prejudicar a saúde, resistentes a essa pequena acidez — é o caso da H. pylori, que pode causar graves infecções estomacais.

O molho na água com vinagre pode ser eficiente somente para acabar com sujeiras, pequenas larvas e ovos de insetos — o que não reduz totalmente o risco de contaminação, mas ajuda. Vale ressaltar que só temperar a salada com o vinagre não tem o mesmo efeito.

*Com informações de reportagem publicada em 11/07/2018