Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Saiba qual tipo de exercício é melhor para quem tem diabetes tipos 2

Do VivaBem, em São Paulo

03/07/2023 15h18

Se você tem diabetes, provavelmente já ouviu seu médico falar sobre a importância da atividade física no tratamento da doença. Mas o que será que é melhor? Correr, fazer musculação, combinar os dois tipos de exercício?

Um estudo publicado na revista científica na The American Journal of Medicine analisou dezenas de pesquisas sobre o assunto e mostra que tanto o treino aeróbico, como corrida, natação, bike, quanto a musculação trazem benefícios para o controle do açúcar no sangue.

A atividade aeróbica ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, já a musculação aumenta a sensibilidade à insulina. Veja abaixo outras conclusões do estudo:

HIIT (treino intervalado de alta intensidade) ajuda a quebrar sedentarismo e controlar glicemia. O ideal é seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde): fazer 150 minutos de exercício por semana. Fazer os exercícios em blocos de 30 a 60 minutos ao longo da semana é uma opção. Mas, segundo os pesquisadores, vale a pena notar que quebrar o comportamento sedentário com sessões menores a cada hora (por exemplo, até 3 min ou 250 passos/hora) ou algumas vezes ao longo do dia (por exemplo, 3 x 10-15 min) pode ser igualmente eficaz para o controle da glicemia.

Melhor horário para treinar é à tarde. Curiosamente, estudos recentes têm mostrado que treinar no período da tarde pode ser ligeiramente melhor para o controle da glicemia do que se exercitar pela manhã.

Treinar de jejum não é a opção mais inteligente. Fazer atividade física após as refeições também parece ajudar um pouco mais no controle do índice de açúcar do que se exercitar antes de comer.

A combinação de exercícios aeróbicos e levantamento de peso é provavelmente melhor do que qualquer um deles sozinho. O exercício à tarde pode funcionar melhor do que o exercício pela manhã para controlar a glicose, e o exercício após uma refeição pode ajudar um pouco mais do que antes de uma refeição. E você não precisa perder peso para ver os benefícios do exercício. Isso porque o exercício pode diminuir a gordura corporal e aumentar a massa muscular. Steven Malin, autor do estudo, em comunicado.

Como atividade física ajuda no controle do diabetes?

A prática de exercício físico melhora o controle metabólico tanto do diabetes tipo 1 quanto do tipo 2. Isso porque a atividade física expõe a célula muscular a um trabalho e, automaticamente, essa célula começa a captar glicose independentemente de insulina.

O diabetes acontece devido à falta de insulina no organismo ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente suas funções, o que leva a um aumento nas taxas de açúcar no sangue. Quando uma pessoa repõe a insulina, a glicose cai. O exercício é considerado pelos médicos como uma "insulina natural": a prática faz a glicose cair sozinha.

Movimentar-se também diminui o tecido gorduroso periférico, que está associado ao aumento da resistência à insulina, ou seja, o controle da doença fica melhor.

"Embora alguns desses esforços de atividade física possam não produzir alterações no peso corporal ao longo do tempo, os testes de exercícios demonstram benefícios à saúde que vão além da perda de peso, como reduções na gordura visceral, gordura hepática e inflamação sistêmica, bem como memória e sono", escreveram os pesquisadores no estudo.

"Portanto, médicos e profissionais de saúde devem incentivar a atividade física como uma ferramenta para controlar a glicemia, independentemente da perda de peso, para melhorar a saúde e o bem-estar".

Essenciais para o treino

Whey Protein

Creatina

Coqueteleira

Garrafa térmica

Top sem costura

Camiseta masculina

Rodapé content commerce -  -