Alimentos com vitamina C têm os mesmos benefícios que produtos para pele?
Ainda não há estudos científicos que comparem o uso tópico de produtos e a ingestão de alimentos para responder com uma base concreta o que é mais eficiente. Ambos funcionam e têm resultados positivos na pele, mas as concentrações do micronutriente são diferentes nos alimentos e nos produtos.
Além disso, a vitamina C digerida vai ser processada pelos órgãos de uma forma, enquanto a que é passada na pele é absorvida. Então, a formulação desse ativo também não é o mesmo.
Depois que ele entra no corpo, o micronutriente ajuda no combate a infecções e na integridade das paredes dos vasos sanguíneos. Inclusive, na pele, há uma alta concentração de vitamina C, e sua função varia de acordo com a camada que atingir.
Por exemplo, na epiderme (parte mais superficial da pele), a função dessa vitamina é neutralizar e remover uma série de radicais livres que surgem em razão de poluentes externos ou pela radiação ultravioleta produzida pela exposição ao sol.
Além disso, outra função da vitamina C é diminuir a síntese de melanina. Ou seja, ela pode funcionar naqueles casos em que a pessoa tem excesso de pigmentação de pele e manchas de idade.
Já na derme, que é camada mais profunda e responsável pela força e elasticidade da pele, o uso da vitamina C estimula a formação de colágeno, que é exatamente o elemento que vai dar essa sustentação à pele.
É importante ressaltar que, mesmo que raro, algumas pessoas podem ter alguma reação irritativa na pele após o uso de produtos com o micronutriente. Nesses casos, a pele fica vermelha, com sensação de ardência leve, muitas vezes ficando um pouco áspera.
Desse modo, a melhor dica para saber se você é alérgico ou não é o teste. Para isso, basta utilizar o produto em pouca quantidade. A frequência de uso do cosmético também deve ser gradual. Por isso, o ideal é que o uso comece a ser feito três vezes por semana. Depois, todos os dias. E, por último, duas vezes ao dia.
E, claro, caso apareça algum sinal de irritação ou alergia, o indicado é suspender imediatamente o uso do cosmético e procurar um dermatologista para diagnóstico e tratamento adequado.
Quais alimentos são ricos em vitamina C?
brócolis
couve-manteiga
pimentão
repolho
acerola
caju
goiaba
kiwi
laranja
Fontes: Esther Bastos Palitot, médica dermatologista do HULW-UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba), ligado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Fabiana Pedrosa, nutricionista clínica dos centros médicos da Rede D'or Recife e Olinda; Geisa Costa, médica dermatologista, membro da International Society of Dermatology e coordenadora da especialização em dermatologia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro; Maiara Souza, nutricionista do Art Beauty Center, em Uberaba (MG); Suzana Hampe, dermatologista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.