Músculos sensíveis: como é a doença de fisiculturista morto após aneurisma
O fisiculturista alemão Jo Lindner, que morreu vítima de um aneurisma, havia sido diagnosticado com a doença muscular de Rippling, uma condição rara e geralmente benigna que deixa os músculos altamente sensíveis e irritáveis.
Ele chegou a suspender o uso de anabolizantes devido a essa doença, mas voltou a tomar testosterona havia poucas semanas. Ainda não há informações sobre o que teria causado o aneurisma nem se há qualquer ligação com a doença de Rippling.
A namorada do influenciador afirmou que ele estava com dores no pescoço pouco antes de morrer. Jo contava sobre seus problemas de saúde no Instagram, onde tinha 8,8 milhões de seguidores.
O que é a doença muscular de Rippling
A doença muscular de Rippling é uma condição rara e, geralmente, benigna — ou seja, que não representa risco à vida.
Ela é caracterizada pela hipersensibilidade dos músculos a movimento ou pressão, com contração repetitiva e uma "ondulação" visível dos músculos.
O mecanismo da condição ainda não é confirmado, mas sabe-se que ela pode ser causada, em sua forma mais comum, por mutações no gene CAV3, ligado a uma série de doenças musculares.
Alguns pacientes também manifestam a doença por problemas autoimunes, de acordo com o NIH (Instituto Nacional de Saúde), órgão ligado ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos.
Fadiga, cãibras e rigidez muscular são comuns nas pessoas com a doença de Rippling, especialmente após atividade física intensa ou exposição a temperaturas baixas. Em suas redes, Jo mostrava seus treinos com carga alta e os banhos de gelo que fazia para recuperar os músculos.
A condição não está ligada exclusivamente a um sexo ou faixa etária, mas, em geral, os sintomas aparecem ainda na adolescência.
Uma pesquisa do Centro Árabe de Estudos Genômicos apontou que homens são mais afetados que mulheres — considerando apenas uma amostra pequena de pacientes.
Influenciador afirmou que 'tentou parar' com anabolizantes
Jo deixou os anabolizantes por um ano, mas confirmou apenas três dias antes de morrer que tinha voltado a suplementar testosterona. Segundo ele, seus exames apontaram níveis abaixo do esperado do hormônio e, por isso, ele teria voltado a tomar "bomba", mesmo sem querer.
Acreditem em mim, eu tentei parar, mas saibam que (a testosterona) pode ter efeitos de longo prazo na sua vida. É um grande compromisso, mantenham isso em mente.
O influenciador foi vítima de um aneurisma — dilatação anormal de um vaso sanguíneo, causada pelo enfraquecimento das paredes de uma veia ou artéria, que pode estourar e gerar uma hemorragia ou um AVC (se o rompimento ocorrer no cérebro).
Ainda não há explicação sobre a causa do problema. Antes de morrer, o rapaz teria ignorado um "calombo" no pescoço, acompanhado por dor, por já ter apresentado o sintoma em outras ocasiões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.