Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Veja os melhores e piores alimentos para aprimorar a performance esportiva

Colaboração para VivaBem

04/07/2023 15h16

Você sabe quais os melhores e piores alimentos para melhorar a performance esportiva? Veja quais são com a nutricionista Thais Barca no sétimo episódio da sétima temporada do Conexão VivaBem.

Quais são os melhores e piores alimentos para melhorar a performance?

Para quem quer performance, os melhores alimentos são os carboidratos, especialmente, os simples: arroz e macarrão brancos, batata, mandioquinha, mandioca cozida, frutas, como a banana e a manga, e doces, como o doce de leite, goiabinha e rapadura, entre outros.

Os alimentos que não são aliados e devem ser evitados no pré-treino incluem as proteínas (ovos, carne, frango, atum, leite); gorduras (azeite, abacate, pastas de amendoim); e fibras (pão integral).

Saiba quais as melhores escolhas para os atletas:

Pão de forma integral ou tapioca? Tapioca porque não tem fibra.

Batata-doce ou arroz integral? Batata-doce sem casca porque a casca tem fibra.

Gema ou clara? Depende, mas os dois juntos funcionam melhor porque na gema tem colina que é excelente para recuperação muscular, e vitamina E.

Carne bovina ou carne de frango? Pode ser uma carne bovina de teor mais magro que não tenha tanta gordura, como o patinho e o filé mignon. Mas pensando a longo prazo, a carne branca (filé de frango) funcionaria melhor porque tem menos gordura comparado as carnes mais magras. Além disso, também é mais benéfica para o intestino.

Para hipertrofia: doce de leite ou fruta? Depende da quantidade, mas em termos de energia rápida e maior quantidade, o doce de leite é mais prático.