Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Superfungo em Pernambuco: o que é Candida auris e por que ele é perigoso

Colaboração para o VivaBem

06/07/2023 16h04

Candida auris é um fungo considerado uma grande ameaça à saúde pública porque resiste aos principais medicamentos que existem. Nesta quarta-feira (5), o estado de Pernambuco confirmou o décimo caso desse superfungo. O paciente de 52 anos deu entrada no Hospital Getúlio Vargas com um ferimento na perna, depois de sofrer um acidente.

De acordo com o infectologista Filipe Prohaska, chefe da triagem de doenças infecciosas da Universidade de Pernambuco, o superfungo tem sido monitorado no mundo todo desde 2009. Durante esse período, ele entrou aos poucos em muitos continentes, sendo o mais recente a América.

Apesar de ser mencionado na literatura médica há pelo menos 10 anos, o superfungo não era muito conhecido pelos leigos no Brasil até 2023. "O Brasil teve um quadro diferente do restante da América do Sul. Existem quatro tipos de Candida auris, o quarto era o que era identificado anteriormente na Venezuela e na Colômbia, e nós tínhamos receio de que este que entraria no Brasil. Mas o que acabou acontecendo foi o quadro um, que tem características maiores de resistência do restante do mundo e mais parecido com os primeiros, que surgiram na Ásia", diz o médico.

A identificação é importante para entender essa proliferação do fungo para e como ele agirá no ambiente brasileiro nos próximos anos. De acordo com o médico, uma grande preocupação quando se observa a doença pelo mundo é a falta de controle do contágio dentro das unidades hospitalares, isso porque o fungo tem uma capacidade de adaptação muito grande.

"Isso faz com que ela permaneça no ambiente e contamine mais pessoas. É um fator preocupante sim, mas o contágio é diferente do que de uma doença tipo a covid-19, por exemplo, que é viral, transmitida pelo ar e que tem suas peculiaridades", diz. "A questão da auris vem da sua grande capacidade de adaptação, e isso é uma preocupação porque quando ela entra, dificilmente ela sai."