Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Silêncio tem som? Estudo diz que sim, e o nosso cérebro pode reconhecê-lo

Do VivaBem, em São Paulo

12/07/2023 14h35

O silêncio tem som e nós podemos ouvi-lo, indicam pesquisadores da Universidade John Hopkins (EUA). As descobertas foram publicadas no periódico da Academia Nacional de Ciências (NAS), dos Estados Unidos.

Como o estudo foi feito?

A equipe de psicólogos e filósofos avaliou mil participantes e usou ilusões de sons: no caso, barulhos que simulavam restaurantes movimentados e mercados movimentados, assim como estações de trem.

Esses sons eram substituídos por dois períodos de silêncio com a mesma duração. Da primeira vez, porém, o silêncio era interrompido brevemente pelos ruídos de multidão. Na segunda, não.

Experimentos passados indicam que quando a segunda ilusão de som é ouvida, o barulho parece muito maior do que realmente é. Essa sensação também foi notada no segundo momento de silêncio.

Ou seja, mesmo com duração igual, o segundo silêncio parece maior do que o primeiro, resultado de quando havia som. Isso fez os pesquisadores concluírem que pessoas ouvem a ausência de barulhos, indica o estudo.

Nossa abordagem foi perguntar se os nossos cérebros tratam os silêncios da mesma forma que tratam os sons. Se você pode obter as mesmas ilusões com os silêncios que obtém com os sons, então isso pode ser uma evidência de que literalmente ouvimos o silêncio. Chaz Firestone, professor assistente de ciências psicológicas e cerebrais que dirige o Johns Hopkins Perception & Mind Laboratório

Próximos passos

O debate sobre ouvir ou não o silêncio é antigo, mas esse é o primeiro estudo que avalia diretamente a percepção do silêncio, segundo Firestone.

Segundo a equipe, a expectativa é trazer uma nova maneira de estudar a percepção da ausência. A ideia é seguir pesquisando o tema e entender até onde seria possível ouvir o silêncio.

Os pesquisadores também querem estudar outras percepções de ausência, como a falta de elementos visuais, por exemplo.

Quer ouvir o silêncio?

A equipe divulgou um vídeo em que é possível entender a simulação feita. Para assistir, é preciso clicar no vídeo abaixo.

Lembre de regular o volume para parecer que está no ambiente simulado de multidão. Depois, começam as ilusões sonoras seguidas do silêncio: a primeira interrompida brevemente, e a segunda, não. A proposta é identificar qual delas é maior.