Autópsia diz que Lisa Presley teve obstrução após bariátrica; isso é comum?
Lisa Marie Presley, única filha de Elvis Presley, morreu de obstrução do intestino delgado como consequência de uma cirurgia bariátrica para perda de peso, de acordo com um relatório de um médico legista de Los Angeles (EUA).
A cantora e compositora foi levada ao hospital depois de sofrer um problema cardíaco em sua casa. Ela morreu em 12 de janeiro aos 54 anos.
A obstrução estava na forma de um intestino delgado estrangulado causado por aderências que se desenvolveram após uma cirurgia bariátrica anos atrás. Esta é uma complicação conhecida a longo prazo deste tipo de cirurgia. Relatório do legista
O relatório toxicológico mostrou que ela tinha "níveis terapêuticos" de oxicodona e outros medicamentos no sangue que não foram considerados fatores contribuintes.
Obstrução pode acontecer, mas é raro
Segundo Antonio Carlos Valezi, presidente da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), existem técnicas da cirurgia bariátrica em que ocorre uma modificação da anatomia abdominal e, com isso, "novos espaços" acabam surgindo na região.
"Esses orifícios são fechados durante o procedimento. Mas pode ocorrer de o intestino, por exemplo, entrar nesse espaço e causar uma obstrução. O paciente vai sentir muito dor, ter vômito e deve procurar assistência médica", explica o médico.
No entanto, o cirurgião afirma que isso é raro. Cirurgias bariátricas ou qualquer tipo de procedimento na região do abdome podem ter como consequência casos de obstrução.
Qualquer intervenção nessa região abdominal faz com que a pessoa esteja sujeita a ter um episódio de obstrução ao longo da vida. Isso pode acontecer depois de uma cirurgia bariátrica? Sim. Apenas com ela? Não. Antonio Carlos Valezi, cirurgião do aparelho digestivo
Ainda segundo o cirurgião, esse tipo de situação ocorre mesmo depois da cicatrização do local. "São consequências tardias, não imediatas. A pessoa pode fazer uma bariátrica ou operar o apêndice, por exemplo, e depois de 5, 10 anos, ter isso. Mas a maioria nunca tem", explica.
No caso de Lisa Marie Presley, a obstrução teria sido causada por aderências que surgiram após a bariátrica. "Aderências podem acontecer, por exemplo, depois de uma cesárea. Isso significa que o organismo pode cicatrizar e deixar algumas partes das vísceras no intestino grudadas."
Caso isso ocorra, Valezi esclarece que o paciente vai apresentar algum sintoma. Entre eles estão dor, distensão abdominal e vômito. A pessoa deve procurar o serviço médico e, após diagnóstico, tratar a causa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.