Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Snoop Dogg diz que criou barata como animal de estimação; quais os riscos?

Do VivaBem*, em São Paulo

16/07/2023 13h05

Snoop Dogg disse que criou uma barata como animal de estimação. Segundo o rapper, o inseto morava em seu apartamento e ninguém conseguia matá-la. Ele começou a alimentá-la, e a barata teria chegado ao tamanho de uma nota de dinheiro.

Eu fiquei naquele apartamento por uns seis, sete meses - e ela cresceu a ponto de chegar ao tamanho de uma nota de dólar. Snoop Dogg, em entrevista ao youtuber canadense Nardwar

Snoop se mudou do apartamento e nunca mais viu o inseto, que apelidou de 'Gooch'.

Por que é perigoso ter uma barata de estimação?

Elas mordem, aumentando o risco de infecções. Se não bastassem voar, correr, inclusive pelo teto e pelas paredes, e se enfiar e esconder em frestas, baratas (incluindo as de cozinha, conhecidas como germânicas) mordem pessoas. A força da mordida delas equivale a 50 vezes seu peso corporal. Portanto, é bastante dolorosa, e o machucado é capaz de evoluir para infecções e demandar o uso de antibióticos.

Transmitem doenças capazes de matar. Baratas que vivem em esgotos, ralos, tubulações, como a barata-americana (sendo que o número de espécies urbanas pode chegar a 20) transmitem doenças potencialmente perigosas para a saúde humana. São causadores de: furunculose (presença de furúnculos), febre tifoide, hanseníase, tuberculose, poliomielite, hepatite A, parasitoses, meningite, pneumonia, diarreia.

Entram no ouvido, nariz e mais. Há vários casos médicos de baratas pequenas que penetraram pessoas, sobretudo dormindo. Pelo nariz, elas podem caminhar dentro do crânio, pelos canais da face, e as pessoas sentem até os seus movimentos. No ouvido, seu trajeto é mais limitado, mas, ainda assim, o canal auditivo pode ser lesionado. Para retirar o inseto são utilizados aparelhos específicos.

Fezes causam asma. Inalar pó de fezes de baratas podem inflamar os brônquios e causar asma. Por isso, a recomendação é usar equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, ao mexer em ambientes com baratas. Isso evita o contato com o odor, feromônios, pó de fezes e outras partes de baratas, assim como com os produtos químicos e desinfetantes ao realizar a limpeza dos espaços.

Problemas de saúde em outros "pets". Se você tiver animais de estimação em casa, as baratas podem causar sérios problemas gastrointestinais nos bichinhos, que também colocam a saúde dos tutores em risco. Fora que os animais pode se intoxicar ao ingerir uma barata morta por inseticida.

*Com informações de reportagem publicada em 18/05/23.