Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Queda de Sarney: geriatra explica por que cair na terceira idade é perigoso

Colaboração para o VivaBem

17/07/2023 16h31

O ex-presidente José Sarney, 93, foi internado após sofrer uma queda em sua residência, no domingo (16). Ele recebeu alta nesta segunda-feira (17), após ser diagnosticado com isquemia cerebral e passar por exames.

De acordo com Ivan Maziviero de Oliveira, coordenador da geriatria da Beneficência Portuguesa de São Paulo, embora não seja possível afirmar com certeza se a isquemia cerebral de Sarney está relacionada à queda, essa possibilidade não pode ser descartada. O médico enfatizou, no entanto, que isquemia em si não é a principal causa de tais eventos.

As quedas representam uma das principais preocupações da geriatria. Além do risco imediato de lesões, elas podem resultar em complicações graves, afetando significativamente a qualidade de vida do idoso. Por essa razão, medidas preventivas devem ser adotadas.

Oliveira ressaltou a importância de adaptar o ambiente doméstico para garantir a segurança dos idosos. Pequenas modificações podem fazer uma grande diferença na prevenção de quedas, como a instalação de corrimãos nas escadas, barras de apoio nos banheiros e a remoção de tapetes escorregadios.

"Algo que a gente sempre se preocupa bastante é o tipo de calçado. Então, a preferencia tem que ser por calçados em que as solas não sejam tão grossas, já que com o envelhecimento você perde essa capacidade de sentir melhor o chão. Além disso, aposte em calçados fechados, que não vão ficar deslizando do pé na hora de se movimentar", diz o médico.

O geriatra também destaca que estatisticamente são grandes os riscos de uma pessoa nesta faixa-etária que caiu uma vez sofrer uma segunda queda. "Então, dentro de um contexto, idosos que começam a cair com grande frequência ou andam muito devagar e tropeçam muito necessitam de uma atenção maior. Talvez seja necessário ter uma pessoa para dar um apoio em casa e auxiliar em algumas tarefas", afirma.

É crucial reconhecer que a prevenção de quedas vai além de ajustes físicos. A prática regular de atividades físicas adequadas à idade e condição de cada indivíduo, o uso adequado de calçados, a revisão periódica da medicação e a realização de exames médicos são outras medidas fundamentais para promover a saúde e a segurança dos idosos.