Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Homem morre após beber 1 litro de cachaça; o que álcool faz no corpo?

Colaboração para o VivaBem

19/07/2023 15h42

Um homem de 42 anos foi encontrado morto após ser gravado bebendo uma garrafa de um litro de cachaça, na cidade de Santo Antônio do Rio Verde, em Goiás, no domingo (16).

A situação fazia parte de uma aposta entre amigos, conforme relatou uma testemunha. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada na calçada do bar onde estava.

Para entender melhor os efeitos desse consumo rápido e excessivo de álcool, o VivaBem Hoje desta quarta-feira (19) entrevistou Luana Luz, especialista em gastroenterologia com atuação em hepatologia, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A médica alerta que a prática de beber álcool em grande quantidade e em pouco tempo pode provocar diversos efeitos colaterais instantâneos no corpo. Entre eles, destacam-se a arritmia cardíaca, hipertensão, vômitos seguidos de broncoaspiração e até mesmo a parada cardiorrespiratória.

Além disso, o consumo a longo prazo também é prejudicial à saúde. "A partir do momento em que consumimos álcool em excesso, o fígado não consegue metabolizá-lo adequadamente, o que gera agressões às células hepáticas e a outras células vitais, como as do coração e do cérebro. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas", explica a médica.

Atualmente, a OMS atrela o alcoolismo mais à dependência emocional e física da substância do que especificamente à frequência e quantidade ingerida. Ou seja, escolher beber uma taça de vinho todas às noites no jantar pode não ser considerado um problema, enquanto beber uma vez por mês, mas sem o controle de saber quando parar, sim.

Além dos sinais psicológicos, é importante prestar atenção a alguns sinais físicos que podem sugerir que o excesso do álcool se transformou em um problema maior. São eles: aumento de volume abdominal, inchaço nas pernas, olhos amarelados. "Todos esses são sinais e sintomas de uma progressão de uma doença alcoólica e mais importante", diz a médica.