Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Ser atleta de fim de semana traz benefícios ao coração, diz estudo

De VivaBem, em São Paulo

24/07/2023 14h27

É melhor treinar durante a semana, ao longo dos dias, ou fazer tudo em dois dias, tipo no fim de semana? A partir desta pergunta, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que, na verdade, tanto faz. Os benefícios para a saúde cardiovascular foram os mesmos.

Isso significa que ser um atleta de fim de semana reduz os riscos de doenças cardíacas e de AVC da mesma forma que uma pessoa que pratica atividade física de maneira regular. Os resultados foram publicados no periódico Jama na última terça-feira (18).

Como o estudo foi feito

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisar quase 90 mil pessoas. Os participantes do estudo usaram um aparelho que media a quantidade de exercícios e o tempo gasto em diferentes intensidades ao longo do dia.

No resultado, 42,2% praticavam pelo menos 150 minutos por semana em 1 ou 2 dias, de uma vez só.

Já 24% são ativos-regulares, ou seja, praticam atividade física por pelo menos 150 minutos ao longo da semana.

Os 33,7% eram inativos, ou seja, realizavam menos de 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana.

Os resultados do estudo

A equipe descobriu que tanto o exercício concentrado quanto o estendido estavam associados a riscos cardiovasculares mais baixos em comparação com a inatividade.

O risco de ataque cardíaco foi 27% menor para os atletas de fim de semana e 35% menor para aqueles que espalharam seus exercícios durante a semana.

Quando os pesquisadores analisaram a insuficiência cardíaca, o risco foi 38% e 36% menor para as pessoas que praticam atividade apenas de fim de semana e para os que são mais regulares, respectivamente.

O risco de ritmo cardíaco anormal (fibrilação atrial) foi 22% e 19% menor. Para AVC, foi 21% e 17% menor.

Os pesquisadores agora pretendem investigar se esse exercício concentrado tem benefícios semelhantes a outras doenças.