Fabiana Justus fala sobre diabetes gestacional: 'Achei que era minha culpa'
A influenciadora digital Fabiana Justus compartilhou um vídeo em suas redes sociais em que explica como está sendo sua rotina com diabetes gestacional. Em seu relato, Fabiana demonstrou estar dedicada a uma dieta saudável e monitorando sua glicemia várias vezes ao dia.
O VivaBem Hoje desta quarta-feira (26) convidou a ginecologista Karen Rocha De Pauw para falar sobre o tema. Fabiana contou que apesar de sempre ter levado uma vida equilibrada, no começo da gestação abusava um pouco do consumo de doces.
"Quando recebi o diagnóstico, achei que o diabetes era minha culpa, mas depois o médico me explicou que não tinha nada a ver e eu fiquei mais aliviada", contou a influenciadora digital.
O diabetes gestacional é uma condição temporária que ocorre durante a gravidez. Nessa condição, o corpo da mulher não consegue produzir ou utilizar a insulina de forma adequada, levando ao aumento dos níveis de glicose no sangue.
De acordo com a ginecologista, o diabetes gestacional pode ser causado pelo estresse que o corpo e a mente da mulher passa nesse período. Nos casos em que a doença não é controlada, essa mãe está propensa a desenvolver diabetes tipo 2 futuramente.
"Por isso, a gente controla isso tão cedo e ajusta a dieta a partir de 26 ou 27 semanas, que é a hora que a gente começa a ter mais estresse no corpo. E aí, na maioria das vezes, a gente não chega ao ponto de precisar da insulina para controlar", explicou a médica.
Com tudo sob controle, Fabiana aproveita os últimos momentos de gestação para "colher os frutos do esforço até aqui". Ela contou que o bebê que espera está saudável e pronto para chegar ao mundo.
Para prevenir o diabetes gestacional, Pauw disse que não há segredo: alimentação saudável e a prática de exercícios físicos antes, durante e pós-gravidez.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.