Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Azul, amarela, marrom: tem cor de lente de óculos de sol melhor pra saúde?

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

27/07/2023 04h00Atualizada em 28/07/2023 12h33

Você escolhe seus óculos de sol apenas pelo design? Se esse for o seu caso, é melhor começar a prestar atenção também às cores das lentes.

Elas agem como filtros ou barreiras para determinadas faixas de luz, protegendo os olhos da radiação UV (ultravioleta), eliminando reflexos ou interferências e, em alguns casos, realçam o que se enxerga e melhoram a visão.

Mas, atenção, para tirar proveito de tantas vantagens, é importante que óculos de sol possuam proteção 100% UV e sejam comprados em uma ótica, já que elas possuem registro da vigilância sanitária e o controle de utilização. Portanto, fuja daqueles cuja procedência é desconhecida.

A seguir, saiba por que existem lentes de cores variadas e a finalidade e os benefícios de cada:

Lentes cinza

Coringas, funcionam praticamente em qualquer situação. Permitem que os olhos percebam as cores em sua forma mais pura, sem alterar o que se vê e sem perder o contraste, além de reduzirem o brilho e o ofuscamento, bloqueando bem a luminosidade, o que é positivo em se tratando de sol forte. São um diferencial para quem dirige ou pratica esportes ao ar livre.

Lentes amarelas

Como essa cor melhora a iluminação, é indicada para atividades desempenhadas em dias nublados, sem tanta presença de luz, ou para quem dirige até o entardecer. Essas lentes também podem ser muito úteis para observar momentos como o nascer e o pôr do sol. Mas o uso diurno, sob luz forte, requer moderação, pois aumentam a incidência dos raios nos olhos.

Lentes laranjas

Óculos de sol variados, ilustração - iStock - iStock
Imagem: iStock

Similares às amarelas, são boas opções para dias mais escuros, mas também para quem pratica esportes em ambientes fechados, de salão, ou com pouca luz, por aumentarem o contraste. Fazem com que os objetos pareçam mais nítidos, tanto em ambientes internos quanto externos, mas podem distorcer algumas cores, principalmente em dias muito ensolarados.

Lentes verdes

São recomendadas para idosos ou pessoas que já não têm a nitidez da visão tão boa para perto, e igualmente para praticantes de esportes de precisão (tênis, golfe), pois melhoram o contraste, diminuindo o esforço natural que os olhos fazem. Ainda iluminam sombras e reduzem o brilho e a transmissão de calor aos olhos sob luz intensa, oferecendo conforto.

Lentes azuis

Reduzem a fadiga visual e consequentemente evitam danos aos olhos durante muitas horas de exposição frente a luzes muito intensas, de telões, computador e celular. Também são ideais para ambientes em que há muita interferência de cores quentes, como vermelho e laranja, pois suavizam um pouco a tensão delas e promovem uma sensação de descanso e alívio aos olhos.

Lentes vermelhas

Aumentam o contraste e evitam reflexos, sobretudo em situações como amanhecer e presença de neve, daí sua utilização em algumas máscaras esportivas, de esqui. Elas também podem ser bastante úteis ao volante, pois melhoram a visibilidade de direção e aumentam a profundidade de campo, proporcionando relaxamento ocular, mas em locais fechados podem forçar a vista.

Lentes rosadas

São recomendadas para dias ensolarados e ambientes com muita iluminação, pois filtram a radiação ultravioleta. No entanto, não são as melhores escolhas para atividades que exigem uma boa identificação, ou diferenciação de cores avermelhadas, e é preciso cuidado se usadas demasiadamente, pois podem aumentar o efeito das cores quentes e causar fadiga visual.

Lentes roxas

Funcionam bem em diferentes condições climáticas, inclusive para experiências na natureza, por balancear o contraste em ambientes com muito azul e verde. Seu uso ainda é indicado para esportes de inverno e espaços muito iluminados, na praia, pois melhoram a proporção das cores e oferecem proteção UV. Porém, em locais mais escuros, podem dificultar a visão.

Lentes marrons

Reduzem o brilho, iluminam a visão em dias nublados, mas não no escuro, e são indicadas quando há grande variação de luz, do sol para sombras e vice-versa. Pessoas com graus altos de miopia e astigmatismo também se sentem mais confortáveis e protegidas com essa cor, que melhora a visão para longas distâncias, aumentando o contraste e a profundidade de foco.

Lentes pretas

Óculos de sol ajudam a proteger os olhos e também fazem parte do estilo de cada um - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Como são capazes de bloquear quase que totalmente a luminosidade, garantem máxima proteção contra os raios UV e igualmente total conforto ao sol muito forte. Ainda são indicadas para pós-cirurgias, mas não devem ser utilizadas em locais sombrios, pois além do desconforto, a retina, por se dilatar no escuro, pode passar a ter sensibilidade ao menor grau de claridade.

Fontes: Denise Freitas, oftalmologista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Omar Assae, oftalmologista do Hospital Cema, em São Paulo; Osório de Oliveira, oftalmologista do Hospital Aliança, em Salvador (BA); e Rodrigo Pegado, membro titular da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia).