Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Por que tantas mulheres fingem orgasmo e como aumentar o prazer na relação

Do VivaBem, em São Paulo

31/07/2023 17h44

Falta de conhecimento sobre o próprio corpo e a vontade de agradar o parceiro são as principais causas que levam mulheres a fingir ter um orgasmo, segundo a sexóloga Marcela Benati.

A própria cantora Anitta já comentou que fingiu orgasmos várias vezes. "Umas cem vezes. Às vezes não está funcionando, e você só fala: 'Foi incrível'", contou em entrevista ao apresentador norte-americano Andy Cohen.

Em entrevista ao VivaBem Hoje desta segunda-feira (31), Dia Mundial do Orgasmo, Benati deu dicas para ter mais prazer na relações.

O orgasmo é um dos remédios mais potentes que temos para o bem-estar, para a aproximação dos casais e da saúde em si. Marcela Benati, sexóloga

Mulheres têm mais dificuldade para gozar?

Segundo Benati, algumas mulheres têm maior dificuldade em gozar. É importante lembrar que esse processo difere do que acontece para os homens, geralmente mais sensíveis a gatilhos visuais.

Nas mulheres, a região pélvica precisa ficar cheia de sangue, o que causa ereção do clitóris. Daí a importância de boas preliminares, já que as carícias vão preparando o corpo para sentir o prazer. Se há êxito, Benati lembra que as mulheres são mais suscetíveis a terem orgasmos múltiplos, devido às terminações nervosas no clitóris.

Quanto mais você finge orgasmo, mais você ensina o outro onde é que você não sente prazer. Na próxima vez, vai estimular naquele mesmo lugar. Marcela Benati

A sexóloga também lembra que ter um orgasmo e gozar são coisas diferentes. Enquanto o primeiro é uma sensação, o segundo envolve a liberação de um líquido e é bastante rara para as mulheres —é preciso atingir uma glândula, explica ela. Por isso, é possível gozar sem ejacular (a chamada ejaculação seca), ou vice-versa.

"Orgasmo é sensação. É dessa sensação intensa de prazer, que todo o corpo sente e demora alguns segundos, que se liberam tantos bons hormônios", diz a especialista.

Segundo ela, esse tipo de sensação desencadeia uma série de respostas no corpo, atingindo primeiro a região do cérebro que controla o prazer. As reações seguintes trazem bem-estar, relaxamento e vitalidade. Também há impacto positivo na libido, que aumenta conforme as boas experiências sexuais.

Como melhorar a conexão sexual

Se conheça. O primeiro passo é sempre entender como você sente prazer: qual intensidade de toque e quais regiões do corpo aumentam a sua libido quando estimuladas.

Converse com o par. Manter o diálogo aberto é importante para a relação ser verdadeira e, consequentemente, expressar os desejos reais dentro das quatro paredes.

Use brinquedos. Vibradores podem ser bem-vindos para aumentar o prazer entre o casal, ampliar as possibilidades de excitação e o conhecimento sexual sobre o outro.