Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Câncer de próstata provoca incontinência urinária?

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

01/08/2023 04h00

A incontinência urinária não é uma manifestação comum do câncer de próstata, mas pode ocorrer quando a doença já está mais avançada, ou então devido a uma lesão involuntária causada durante o tratamento cirúrgico ou durante a radioterapia.

Quando tem relação com o câncer, a incontinência urinária pode ocorrer devido ao crescimento local do tumor, que obstrui a uretra, levando a um quadro chamado de incontinência por transbordamento. Desse modo, em situações em que a bexiga está muito cheia e a pessoa faz um esforço abdominal repentino (como no caso de espirros e tosses), pode ocorrer uma perda urinária pontual.

Já no caso da lesão durante o tratamento do câncer de próstata, isso é bem raro de acontecer (cerca de 1% dos pacientes após o início da terapia). Isso porque, atualmente, os tratamentos estão mais bem desenvolvidos e existe um melhor conhecimento sobre anatomia e fisiologia do mecanismo da próstata e do funcionamento da bexiga.

Geralmente, todos os pacientes que têm incontinência urinária se beneficiam de tratamentos comportamentais, ou seja, a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e fisioterapia do trato urinário inferior. Além disso, quando a pessoa não melhora da incontinência após o tratamento inicial, pode haver a prescrição de algumas medicações e, em último caso, a indicação de cirurgia.

Por isso, se você estiver com perda involuntária de urina, o mais importante é procurar a ajuda de um urologista. O profissional da saúde irá fazer todos os exames necessários para chegar ao diagnóstico do que está por trás desse sintoma.

Vale mencionar que a incontinência urinária não é uma queixa específica do câncer de próstata, e o problema pode ocorrer principalmente nos quadros de hiperplasia (crescimento benigno) da próstata.

Fontes: Marcos Flávio Rocha, chefe do serviço de urologia do HGF (Hospital Geral de Fortaleza); Thomé Pinheiro, médico urologista do HC-UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco), vinculado a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Walter Henriques da Costa, titular do Centro de Referência de Tumores Urológicos e gerente médico do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.