Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Jovem que teve 40% do corpo queimado viraliza ao mostrar como se prevenir

Adriana Lua - Arquivo pessoal
Adriana Lua Imagem: Arquivo pessoal

Marcela Shiavon

Colaboração para o VivaBem

01/08/2023 04h00

Adriana Lua, 25, influenciadora, estudante de nutrição e moradora do Rio de Janeiro (RJ), teve 40% do seu corpo queimado em um acidente doméstico, na cozinha de sua casa. O óleo de cozinha foi a causa do incidente, que aconteceu em 2018.

Naquele dia, Adriana estava dormindo e um ex-namorado decidiu fritar nuggets. Sem experiência na cozinha, ele deixou a panela pegar fogo e Adriana foi surpreendida ao acordar. Sem saber o que fazer, ele abriu a janela em uma tentativa de amenizar o fogo, mas o ar fez o oposto disso, aumentando a combustão.

Tentando amenizar o problema, ela jogou água na panela, o que resultou em queimaduras de segundo e terceiro grau em diversas partes do corpo da estudante.

A minha roupa grudou no meu corpo. Eu deixei e comecei a rolar no chão. Depois, troquei de roupa e fui até o hospital em um carro de aplicativo. Consegui pedir o carro, andar até ele e percorrer o trajeto, que era curto. Quando cheguei no hospital, senti a pior dor da minha vida. Adriana Lua

Lua usou suas redes sociais para alertar as pessoas sobre o risco de queimaduras dentro de casa. No vídeo publicado em 4 de julho, há cerca de 4 milhões de visualizações.

Nos comentários, as pessoas acharam o vídeo "meganecessário". "O pior é que isso parece tão óbvio, mas tão óbvio, que eu fico admirado que tanta gente não saiba", escreveu um.

Lua conta que vê grande importância em educar crianças para que acidentes não aconteçam, e explica que, durante a recuperação, que durou anos e envolveu cirurgias, tornou-se uma pessoa mais resiliente, mas que deseja que ninguém passe pelo que ela passou.

Adriana Lua no hospital - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Adriana Lua quando estava se tratando no hospital
Imagem: Arquivo pessoal

Cuidados imediatos em caso de queimaduras

As queimaduras podem variar em gravidade e requerem cuidados adequados, dependendo do tipo e da extensão da lesão. Thiago Pereira Bezerra, bombeiro civil, explica que existem três graus de queimaduras:

Primeiro grau: queimadura superficial, caracterizada por vermelhidão e muita dor local.

Segundo grau: queimadura um pouco mais profunda, causando bolhas e intensa dor.

Terceiro grau: queimadura profunda, podendo chegar até os ossos, mas, surpreendentemente, causa pouca dor devido à destruição dos nervos na região afetada.

@adriana.lua façam esse vídeo atingir o máximo de pessoas informação salva vidas. #foryou #utilidadepublica ? som original - Adriana Lua

Bezerra reforça que a primeira medida a ser tomada é procurar atendimento médico imediato, principalmente em casos de queimaduras mais graves. Quando elas são mais extensas e profundas podem exigir tratamento especializado em uma unidade para queimados, com a possibilidade de cirurgia e reabilitação.

Em casos de queimaduras pequenas e superficiais, é possível realizar a limpeza da área afetada e aplicar uma pomada de antibiótico.

O bombeiro civil alerta que algumas crenças populares podem piorar a situação. Pasta de dente, pó de café, óleo de cozinha, manteiga e outros itens não são indicados e podem causar mais danos à vítima. Além disso, jamais deve-se furar ou estourar as bolhas.

Para evitar acidentes na cozinha, algumas medidas são essenciais

Mantenha crianças longe do fogo e de objetos quentes;

Armazene materiais inflamáveis, como álcool, em locais seguros e protegidos;

Utilize bocas de trás do fogão e vire os cabos das panelas para dentro, fora do alcance das crianças;

Evite colocar chaleiras sem tampa nas bocas da frente do fogão;

Guarde líquidos inflamáveis, isqueiros e fósforos longe do alcance das crianças;

Armazene botijões de gás em locais ventilados, protegidos contra calor e longe do fogão.

Bezerra ressaltou a importância de ter extintores em casa, mesmo que não seja obrigatório por lei. Ter conhecimento básico sobre prevenção e combate a incêndios é essencial para agir rapidamente em situações de emergência.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o ex-namorado de Lua estava fritando nuggets, não batatas. A informação foi corrigida.