Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


O que é sinusite bacteriana, que fez Joelma cancelar agenda de shows

Colaboração para o VivaBem

02/08/2023 16h41

A cantora Joelma anunciou o cancelamento da agenda de shows por tempo indeterminado devido a uma sinusite bacteriana, nesta terça-feira (1). Segundo a filha da cantora, ela já está recuperada, mas está internada para fazer uma série de exames.

Recentemente, outros casos da doença chamaram a atenção. Gabriella Monteiro, 16, de Minas Gerais, quase perdeu a visão por causa do problema. Já nos Estados Unidos, Natasha Gunter Santana, 26, precisou remover uma parte do crânio após ter sinusite mais de cinco vezes em um ano.

Segundo o médico Bruno Barros, professor da Unifesp e especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, tanto a sinusite viral quanto a bacteriana são processos infecciosos que inflamam os seios da face. "A diferença está no micro-organismo. Normalmente, nosso organismo é capaz de combater um quadro viral. Já o bacteriano, não, normalmente precisam de um auxílio, que são os antibióticos", diz.

Complicação da sinusite bacteriana

Se o diagnóstico é feito tardiamente e o tratamento não for adequado, a sinusite bacteriana pode causar complicações. "No caso da Gabriela, há uma associação de uma bactéria agressiva e provavelmente um atraso ao introduzir o tratamento correto", diz Barros. De acordo com ele, como os seios da face são próximos aos olhos e cérebro, as complicações podem ser meningite e osteomielite.

Quando buscar ajuda

Barros diz que a sinusite bacteriana normalmente vem de um resfriado que não teve uma boa evolução. É aquela pessoa que fica com o nariz entupido e um pouco de dor de cabeça.

"Só que em vez de o quadro melhorar no sexto ou sétimo dia, que é o esperado no resfriado, passa a piorar muito. A dor de cabeça se torna contínua, há muita secreção nasal, tosse, às vezes até dor nos dentes", diz o médico.

Nesse caso, é importante procurar um médico para fazer o diagnóstico correto e começar o tratamento.

Pessoas que têm alergia nasal e não tratam o problema também podem desenvolver sinusite. "Em um resfriado que não tem uma boa evolução ou em um caso de rinite alérgica muito intensa há um bloqueio da comunicação do seio da face com o nariz, porque eles se comunicam por canais que são superestreitos e que, quando ficam inchados, essa comunicação se fecha. A bactéria adora esse ambiente quente, fechado e úmido", diz Barros.

Dá para prevenir?

A técnica mais efetiva para prevenção de sinusite é a lavagem nasal. "Aplicar o soro fisiológico com alto volume e baixa pressão diariamente funciona como prevenção para resfriados, alergias e sinusite", diz.

Para crianças também há a vacina do pneumococo, uma das bactérias que acometem a região dos seios da face.

Além disso, também é importante ter uma boa alimentação, dormir bem e fazer atividades de relaxamento e atividades físicas.