Topo

VivaBem Hoje

Os principais assuntos do universo da saúde em um só programa, exibido segundas, quartas e quintas


Cantor Kauan tem crise de ansiedade em show; o que fazer nesses momentos?

Colaboração para o VivaBem

03/08/2023 16h41

O sertanejo Kauan, dupla de Matheus, foi filmado jogando o microfone no palco e saindo do show que os dois faziam na Festa do Peão de Tabapuã, no interior de São Paulo. Nesta quarta-feira (2), o cantor se pronunciou com um pedido de desculpas nas redes sociais e disse que teve uma crise de ansiedade na apresentação.

Segundo o cantor, ele lida com o transtorno e com crises de pânico há algum tempo e que a exaustão de viajar mais de 5 mil km de carro por semana, por causa do medo de avião, tem sido um gatilho.

No VivaBem Hoje desta quinta-feira (3), Saulo Ciasca, psiquiatra e psicoterapeuta do Hospital Sírio-Libanês, disse que ansiedade faz parte da vida, é um mecanismo para podermos desenvolver e ter desempenho. "Mas tem um limite e quando ele é ultrapassado, quanto maior a ansiedade, pior o desempenho e maior a possibilidade de a pessoa espanar através de crise de pânico ou de um ato impulsivo como este", disse.

Segundo o especialista, um grande problema de ter crises de pânico ou ansiedade recorrentes é que o quadro pode piorar. "Se não tratar, a pessoa pode desenvolver agorafobia, que é o medo de estar em lugares com muitas pessoas por receio de ter ataque de pânico", disse.

O que fazer durante crise

Uma das primeiras coisas que as pessoas podem fazer é controlar a respiração. Isso ajuda a acalmar os pensamentos.

Como fazer? Conte até quatro inspirando. Segure o ar por quatro segundos. Expire o ar por outros quatro segundos. Espere quatro segundos e comece novamente.

"Isso evita a hiperventilação e faz com que a pessoa preste atenção na respiração, e não nos pensamentos descontrolados", disse o médico.

Ciasca contou que existem vários tratamentos para a ansiedade e um dos mais efetivos é a combinação entre psicoterapia e medicação. "Ajuda a pessoa a observar quais são esses padrões de vida e comportamento que causam a crise de pânico e a medicação vai cortar essas crises", explicou.