Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Com pedras, shiatsu, shantala: veja 10 tipos de massagens e seus benefícios

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

03/08/2023 04h00

Massagear não é só apertar, por exemplo, os ombros alguns minutos até ficar dolorido, ou vermelho. Isso, aliás, nem pode ser considerado terapêutico.

Massagem de verdade é aplicada por terapeutas que se dedicam a técnicas sérias, estudadas já há bastante tempo, e aplicadas com cuidado e respeito ao paciente, em ambiente propício e visando resultados satisfatórios.

Dentre as massagens mais procuradas, estão as que possuem associações, são temas de trabalhos científicos e conhecidas por solucionar dores físicas e problemas emocionais, aumentar o rejuvenescimento, o prazer sexual e até a interação entre pais e bebês. Mas são práticas somente complementares, que nunca substituem tratamentos médicos principais.

A seguir, conheça 10 tipos de massagens; como são realizadas e seus principais resultados:

1. Sueca

É a massagem "clássica". Formulada na Suécia pelo educador físico Pehr Henrik Ling, é focada em movimentos de mãos longos, circulares e profundos de deslizamento, amassamento, rolamento e fricção pelo corpo inteiro.

Com essa técnica, busca-se desfazer nós musculares, tensões e contraturas, melhorar a circulação e as dores e eliminar toxinas. Para ser executada, é necessário tirar a roupa, menos as peças íntimas. Dura, em média, de 60 a 90 minutos.

2. Com pedras quentes

massagem; massagem com pedras quentes - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Realizada por fisioterapeuta, ou especialista nesse procedimento, combina massagem com o uso de basaltos (um tipo de pedra vulcânica) aquecidos. Em vez das mãos, as pedras, quando posicionadas e massageadas com uma suave pressão sobre os pontos-chave da pele, em diferentes partes do corpo, ajudam a aliviar dores musculares, melhorar o fluxo sanguíneo e a qualidade do sono e fortalecer o sistema imunológico. Costuma ser feita em até 90 minutos.

3. De aromaterapia

óleo essencial cromoterapia e aromaterapia - Natalie Maro/Getty Images/iStockphoto - Natalie Maro/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Natalie Maro/Getty Images/iStockphoto

O massoterapeuta alinha o toque das mãos ao uso de óleos essenciais na pele e em um difusor para dispersar os aromas pelo ambiente. Daí que as partículas liberadas estimulam o cérebro, contribuindo para o tratamento de ansiedade, depressão, ao mesmo tempo em que alivia a tensão muscular e as dores em músculos e articulações. Erva-cidreira, sândalo, bergamota, patchouli são algumas das essências que podem ser utilizadas em óleos, hidratantes ou loções.

4. De ponto-gatilho

É concentrada em áreas de nós, ou tensão nos tecidos musculares, conhecidas como pontos-gatilho. Por meio de uma digitopressão forte e profunda, o sangue volta a circular e oxigenar o ponto em que há o processo inflamatório, promovendo seu relaxamento.

É indicada para quem sofre com lesões, dores crônicas e alterações biomecânicas, sobretudo em regiões como pescoço, ombros, costas, glúteos e pernas. É feita com roupas leves ou parcialmente despido.

5. Shiatsu

De origem oriental, pode ser realizada no corpo inteiro, ou em áreas específicas que se encontram tensionadas e produzem sintomas, como dor de cabeça, fadiga, dificuldade de respiração, desvios posturais.

Durante sua execução, são usadas as palmas das mãos e os polegares, para que a pressão firme, pesada e rítmica solte a musculatura, ative a circulação e promova o relaxamento. Por prevenção, é indicada uma por semana, de 60 minutos.

6. Tailandesa

Também chamada de thai, é uma prática antiga, baseada em uma série de movimentos similares aos alongamentos feitos na ioga. O terapeuta também pode fazer vários movimentos com as mãos, pés e até cotovelos, visando os aumentos de flexibilidade corpórea, circulação e níveis de energia do paciente, que não fica parado. É buscada para tratar neuropatias, limitações e lesões esportivas.

7. Shantala

massagem, bebê, shantala - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Trazida da Índia para o Ocidente nos anos 1970 pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, é voltada para bebês. Entre os diversos pontos positivos, essa massagem proporciona alívio das cólicas, bem-estar e fortalece o vínculo afetivo entre pais e filhos.

Pode ser realizada logo após o banho, com um pouco de óleo, em todo o corpinho do bebê, com movimentos circulares, deslizantes de vaivém e com toque suave. Pode ser repetida todo dia, por uns 10 minutos.

8. Tântrica

Pode ser definida como uma massagem para quem busca se soltar sexualmente, ou potencializar os prazeres que o próprio corpo pode proporcionar. A técnica tem raízes em terapias filosóficas antigas e busca estimular todas as partes do corpo, não apenas os órgãos sexuais.

O paciente se deita nu num tatame e recebe a massagem de um terapeuta vestido e com luva. Um mantra toca enquanto ele relaxa, se estimula com os toques e tem o orgasmo.

9. Gua sha

É uma técnica milenar de massagem facial, da medicina tradicional chinesa, que consiste em esfregar o rosto e o corpo com uma ferramenta, em geral de cristal (quartzo rosa ou jade) para auxiliar a circulação, a drenagem linfática e atenuar linhas de expressão e melhorar a produção de colágeno.

Os movimentos utilizados são relaxantes, ascendentes e longos, com pressão o bastante para criar sutis hematomas. Um minuto todos os dias garante resultados eficazes.

10. Reflexologia

reflexologia; massagem; pés - iStock - iStock
Imagem: iStock

É uma técnica que utiliza a pressão dos dedos em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas que correspondem a órgãos, glândulas, terminais nervosos e outras regiões do organismo. Os profissionais costumam utilizar gráficos para orientar a região específica de correspondência.

A abordagem é individual e tem sido muito usada como terapia complementar; a ideia é ativar a capacidade curativa do corpo, equilibrando físico e mente para aumentar a qualidade de vida.

Fontes: Carlos Matsuoka, massoterapeuta, professor e fisioterapeuta oriental, especializado em shiatsu; Elaine Rezende, massoterapeuta, psicóloga e professora no Ambulatório de Massagem do ITIO (Instituto de Terapia Integrada e Oriental); Patrícia Barbosa, fisioterapeuta pós-graduada em traumatologia e ortopedia pela Estácio, atua em centros médicos de Salvador (BA); e Sani Santos, especialista em pediatria pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).