Topo

Russa só comia vegetais crus e não bebia água: quais os riscos dessa dieta?

Zhanna Samsonova comia apenas frutas e vegetais crus e não tomava água há 6 anos - Reprodução/Instagram
Zhanna Samsonova comia apenas frutas e vegetais crus e não tomava água há 6 anos Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

04/08/2023 14h28

Uma influenciadora russa de 39 anos que só se alimentava com frutas, vegetais crus e não tomava água há 6 anos morreu após contrair uma infecção semelhante à cólera.

Segundo a mãe de Zhanna Samsonova, conhecida como Zhanna D'Art nas redes sociais, a mulher morreu "de fome e exaustão" em um hospital da Malásia. Ela estaria em um estado de "esgotamento", que reduziu as chances de se recuperar, afirmou a mãe.

Samsonova seguia a dieta há 10 anos. Ela tomava só sucos de frutas e de vegetais.

Cuidados em dietas tão restritivas

colunista do VivaBem.

"Alimentos exclusivamente de origem vegetal não conseguem fornecer todos os nutrientes necessários ao equilíbrio de nosso organismo. Desta forma, precisa ser feita uma suplementação direcionada às exigências metabólicas de cada pessoa", alerta o médico.

Não existindo esta suplementação, pode ocorrer comprometimento da imunidade e o surgimento de doenças, como as infecções e insuficiência cardíaca. Edmo Atique Gabriel

Deixar de beber água também é perigoso, porque esse é o melhor mecanismo de hidratação do corpo. "Nem todas as frutas e vegetais apresentam uma porcentagem elevada de água em sua composição", diz Atique Gabriel. Sem ela, há risco de desidratação e comprometimento das funções dos órgãos.

Risco de transtornos alimentares

Amigos suspeitavam que a influenciadora tivesse anorexia, o transtorno psiquiátrico que causa obsessão pela magreza. Eles tentaram convencê-la a buscar ajuda, mas Samsonova não quis.

Comportamentos alimentares altamente restritivos podem ser sinais de um transtorno alimentar —que, além da anorexia, tem como exemplos a bulimia (quadros de compulsão, seguidos por medidas para perder peso, como vomitar) e o TARE (Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo, em que a pessoa deixa de comer certos grupos de alimentos). Daí a importância de notar sinais:

Optar apenas por roupas folgadas para esconder alterações de peso;

Pular refeições para poder comer na próxima;

Comer escondido ou em horários pouco comuns, como de madrugada;

Frequentemente ir ao banheiro após comer (muitas pessoas podem vomitar depois das refeições);

Pesar-se várias vezes ao dia;

Purgar: combinação de comportamentos para tentar compensar os alimentos ingeridos, como vomitar e o uso de laxantes.

Ao identificar um sinal de alerta ou um conjunto deles, a recomendação é buscar um especialista em transtorno alimentar para avaliar o quadro, independente da especialidade: nutricionista, psicólogo e psiquiatra, por exemplo.

*Com informações de reportagem publicada em 14/03/22.