Tomar suplemento de vitamina C combate a gripe? Médico explica
No 11º episódio da sétima temporada do Conexão VivaBem, Marcelo Neubauer, infectologista e acupunturista, diz que as pessoas associam as gripes e resfriados ao frio porque acham que, ao esfriar, o corpo fica mais predisposto a gripar, mas na verdade não é o que acontece.
"O frio diminui a imunidade, mas não é a causa do aumento de gripes e resfriados. O grande problema do inverno não é o frio, mas o confinamento. As pessoas fecham tudo e o vírus, que é altamente contagioso, passa a ter um ambiente propício para se proliferar", explica.
O médico conta que, durante um surto de H1N1, os proprietários da escola em que a filha dele, à época com menos de 5 anos, estudava, perguntaram sobre que medidas tomar para proteger as crianças.
"Minha primeira recomendação foi abram as janelas, deixe um espaço ventilado, deixe as crianças [bem agasalhadas] brincando lá fora e evite deixá-las em ambientes fechados. Eles seguiram a orientação e, de fato, não houve nenhum caso de doença viral na escola", lembra.
Suplementos efervescentes de vitamina C vendidos em farmácias prometem um boom na imunidade, principalmente para combater a gripe. Eles funcionam ou é melhor comer uma laranja ou tomar um suco de limão natural, por exemplo?
O melhor é a vitamina de origem alimentar, avalia o médico.
Um suplemento de vitamina C pode conter 500 mg ou 1.000 mg, mas qualquer quantidade ingerida acima de 46 mg por dia vai embora na urina.
O especialista afirma que prescreve o suplemento de vitamina C em situações específicas, para mulheres que têm infecção urinária de repetição, por exemplo. Segundo ele, a substância acidifica a urina e diminui a ocorrência de infecções de repetição.
3 dicas pra dar um up no sistema imunológico:
1. Tenha uma alimentação balanceada.
2. Durma bem, pelo menos oito horas por noite.
3. Pratique atividade física regularmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.