Estudo: exercício de 3 segundos tem resultado, mas depende da frequência
Um estudo aponta que se exercitar por três segundos e três vezes na semana é o bastante para ter resultados.
Essa pesquisa indica mudanças após um mês de contração dos bíceps. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, em parceria com cientistas da Universidade Niigata, no Japão. Os resultados foram publicados no Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada.
Como o estudo foi feito?
Os participantes da pesquisa eram jovens saudáveis e foram divididos em dois grupos: o primeiro fez o exercício de contração do bíceps por três segundos duas vezes na semana, enquanto o outro por repetiu três vezes.
Após quatro semanas, o grupo que se exercitou mais vezes teve melhores resultados em exercícios de força.
Os cientistas identificaram melhora de 2,5% para levantar peso (a força concêntrica) e 3,9% para abaixá-lo (a força excêntrica).
Mais estudos são necessários
A pesquisa ressalta que o exercício faz bem mesmo em pequenas quantidades, se for feito regularmente.
Nosso trabalho anterior mostrou que exercícios regulares e mais curtos são mais benéficos do que uma ou duas grandes sessões de treinamento em uma semana. Ken Nosaka, professor da Universidade Edith Cowan e pesquisador
Estudos anteriores dessa mesma equipe já haviam apontado os benefícios do exercício cinco vezes na semana. Mas Osaka lembra que o descanso é necessário para o músculo se recuperar. Por isso, mais investigações são necessárias para comprovar ambas as teorias.
"Claro, mais estudos são necessários para confirmar isso, mas nossos estudos recentes mostram a importância de acumular uma pequena quantidade de exercício o mais frequentemente possível em uma semana", diz o pesquisador. "É importante notar que mesmo uma quantidade muito pequena de exercício pode fazer a diferença para o nosso corpo, se for realizado regularmente."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.