Gioh Ewbank faz cirurgia de desvio de septo; saiba quando ela é indicada
A atriz Giovanna Ewbank realizou uma cirurgia no nariz para corrigir um desvio de septo e retirar a carne esponjosa do local. Em um vídeo nas redes sociais, ela contou que está muito bem e que consegue respirar bem pela primeira vez em anos.
Segundo ela, problemas respiratórios eram recorrentes e, mesmo com "medo do pós-operatório", decidiu realizar o procedimento. Em entrevista ao VivaBem Hoje desta quinta-feira (10), Bruno Barros, especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, falou sobre o problema.
O médico explicou que o desvio de septo é algo extremamente comum e não é preciso sempre se submeter ao procedimento cirúrgico, a menos que existam problemas para respirar, como respirar de boca aberta ou ronco.
Sobre a carne esponjosa, Bruno Barros afirma que essa estrutura, que "parece mais uma bexiga esticada", tem como função ser uma espécie de filtro, mas quando cresce muito, pode ser um problema.
"Às vezes, a única solução é realmente uma ação cirúrgica, tem que diminuir o tamanho dessa estrutura. Vale lembrar que a gente não remove ela por completo porque ela tem o papel de manter a qualidade e aquecer o ar", afirma o médico.
O que é desvio de septo?
O desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. O problema só requer atenção quando interfere na função de respirar.
Septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra. O esperado seria que essa separação resultasse em duas fossas nasais idênticas, o que raramente acontece.
O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.