Não é frescura: coentrofobia existe e tem explicação científica
Você é do time que ama ou do que odeia coentro? A erva divide opiniões, e estudos apontam que o gosto ou a aversão ao coentro — apelidado de coentrofobia — estão relacionados a uma predisposição genética.
Uma pesquisa feita pelo neurocientista Charles Wysocki, do Monell Chemical Senses Center, nos EUA, trouxe as primeiras evidências de que o gosto pelo coentro pode não ser algo apenas cultural.
Em um estudo com gêmeos, Wysocki identificou que cerca de 80% dos irmãos idênticos tinham a mesma preferência em relação à erva.
Já gêmeos bivitelinos — que não são idênticos — concordavam em apenas metade das vezes.
Coentro tem gosto de sabão?
Posteriormente, um grupo de pesquisadores da empresa 23andMe, liderado por Nicholas Eriksson, identificou duas variantes genéticas ligadas a pessoas que acham que o coentro tem gosto de sabão.
A variante mais relacionada à sensação está no grupo de genes ligados a receptores olfativos. Essas pessoas teriam mais sensibilidade a aldeídos, que estão presentes no coentro e, também, em sabões, loções e até em insetos.
Outro estudo, de Lilli Mauer, cientista da Universidade de Toronto (no Canadá), identificou que variantes em outro gene receptor olfativo e em um gene receptor de sabor amargo estão ligados à preferência pelo coentro entre europeus.
Dá para aprender a gostar de coentro?
Há, no entanto, o fator cultural —a preferência por coentro é maior entre latino-americanos do que entre europeus, por exemplo. Se você odeia a erva, mas quer dar uma nova chance a ela, expor-se paulatinamente ao consumo pode ajudar a desfazer a má impressão.
O esforço vale a pena: além de ser adicionado a muitos pratos típicos no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, o coentro é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais.
O ingrediente traz benefícios à saúde, diminuindo fatores de risco para problemas cardíacos e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, o coentro é pouco calórico: em 10g da folha crua (uma colher de sopa) há apenas 5 calorias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.