Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Mito ou verdade: idosos sentem menos sono? Paladar muda ao envelhecer?

Colaboração para VivaBem

11/08/2023 04h00

No 12º episódio da sétima temporada do Conexão VivaBem, Marcelo Neubauer, infectologista e médico acupunturista membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, esclarece 5 mitos e verdades sobre envelhecer.

1 - Idosos geralmente acordam bem cedo. Eles sentem menos sono?

Verdade e isso é muito ruim. O idoso tende a dormir menos e a inverter o sono, ele sente mais sono durante o dia e menos à noite. Além disso, existe uma associação entre a insônia e a aceleração dos processos demenciais.

2 - O paladar muda conforme envelhecemos?

Verdade, aliás, o paladar muda em vários momentos da vida. As crianças têm um gosto alimentar diferente do dos adultos, que é diferente nas pessoas mais velhas.

Nos idosos, o paladar fica entorpecido. Por isso a comida deles tem que ser mais temperada do que a comida dos jovens, para que eles possam sentir melhor o gosto.

No entanto, vale ressaltar que temperar mais não significa temperar mal, ou seja, não é para usar sal em excesso e nem partir para os temperos artificiais. O indicado é abusar dos temperos naturais, como alho, cebola, ervas.

3 - O ideal é que o idoso se consulte com um geriatra?

Verdade. O geriatra é o melhor profissional para acompanhar o idoso. Uma das características mais complicadas da gestão na terceira idade é o que a gente chama de polifarmácia, que é o uso rotineiro e concomitante de várias medicações, que pode ser prescrita por vários especialistas diferentes, como cardiologista, gastroenterologista, etc.

Nesse sentido, o geriatra vai racionalizar as prescrições, entre outras funções.

4 - A massa muscular tende a diminuir com envelhecimento?

Sim, mas a sarcopenia (perda de massa muscular) pode ser prevenida através de exercícios físicos, de uma boa alimentação e, eventualmente, de alguns suplementos alimentares.

5 - É melhor o idoso não se exercitar tanto pra prevenir quedas?

Mito, o exercício ajuda a prevenir quedas, desde que seja bem orientado por um profissional de educação física e feito da forma correta.

A musculação, inclusive, é importante para a prevenção da sarcopenia. Tudo depende do tipo de atividade também. Um idoso fazer uma caminhada é diferente de fazer um salto em distância, por exemplo.