Caxumba desce para os testículos? Entenda doença que afetou Arlindo Cruz
De VivaBem*, em São Paulo
12/08/2023 15h51
O cantor Arlindo Cruz foi internado novamente na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Rio de Janeiro. O motivo teria sido uma caxumba bacteriana, segundo contou Babi Cruz, esposa dele.
Porém, a caxumba é uma doença causada por vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus. A infecção viral ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva de pessoas infectadas.
A transmissão também acontece ao compartilhar pratos, copos e talheres, beijar, abraçar ou tocar as mãos em objetos contaminados.
Uma das maiores preocupações quando se fala de caxumba em meninos e homens é a possibilidade da doença "descer" para os testículos. Mas isso é verdade?
Caxumba e testículos
A inflamação dos testículos é uma das complicações da caxumba, mas não porque a doença desce para o saco escrotal depois de instalada no corpo.
Na verdade, assim que o vírus entra no organismo, ele para na região da nasofaringe, atrás do nariz, mas não fica ali por muito tempo e logo cai na corrente sanguínea.
Quando isso acontece, ele percorre todo o corpo, da cabeça aos pés, e se instala em locais onde tem predileção por determinadas células, explicou o infectologista Marcelo Otsuka à colunista de VivaBem Lúcia Helena.
A preferência maior é pelas glândulas salivares, em especial as parótidas. "Mas ele também tem afinidade com os testículos dos rapazes, que ficam inflamados e, em casos bem raros, o quadro é capaz de levar à infertilidade", exemplifica o médico.
"Esse vírus é capaz ainda de atacar o pâncreas, provocando uma pancreatite, que sempre é delicada e perigosa. Ou inflama as membranas que protegem o cérebro, causando as dores de cabeça de uma meningite viral, que costuma ser branda perto das bacterianas", completa.
Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), explica que a inflamação dos testículos (ou orquite) pode acometer apenas um ou ambos os testículos, causa dores intensas e reforça que, raramente, tem como resultado a infertilidade.
Em entrevista anterior a VivaBem, ele destacou que o problema é raro na infância e mais frequente após a puberdade.
"Quem corre mais risco para essa complicação, quando acometidos pela caxumba, são os adultos jovens não vacinados. Entre eles, três em cada dez podem apresentar o problema. Para quem foi imunizado, a chance de isso acontecer é bem menor —aproximadamente um caso em cada 20", esclarece o médico.
Sintomas da caxumba
O inchaço e consequente aumento das glândulas salivares é o principal sintoma da caxumba, que pode causar dor e afetar um ou ambos os lados. Mas cerca de 30% das infecções podem não apresentar aumento aparente nessa região.
Outros sinais da doença são:
- Febre
- Dor de cabeça
- Fadiga e fraqueza
- Perda de apetite
- Dor ao mastigar e engolir
*Com informações de reportagem publicada em 07/09/2021, do Blog da Lúcia Helena e do Ministério da Saúde.