Estranhou a voz de Faustão? Detalhe no transplante explica ele ficar rouco
De VivaBem, em São Paulo
31/08/2023 18h34
Faustão apareceu em um novo vídeo na tarde de hoje, agradecendo à família do doador de seu novo coração. O apresentador segue internado, em recuperação após o procedimento, mas disse se sentir bem. Na gravação, sua voz aparece rouca.
A modificação acontece porque o apresentador passou alguns dias intubado para a realização do transplante. A rouquidão após a intubação é normal e tende a desaparecer após alguns dias.
Estou com a voz assim porque fui intubado. Não sinto nada, nenhuma dor. Estou completamente recuperado.
Faustão
Por que a voz muda?
A intubação é a colocação de um tubo na traqueia, que fica acoplado a um ventilador pulmonar. Ela é necessária para garantir a ventilação do paciente durante o procedimento.
A intubação pode causar lesões, inflamações e hematomas na mucosa, além de fraqueza ou paralisia temporária das pregas vocais, segundo um documento da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Essas possíveis lesões dependem de vários fatores, como tempo de intubação, espessura do tubo utilizado, emergência do procedimento ou a repetição dele.
Como funciona a intubação
O ventilador mecânico administra a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controla a mistura de gases utilizada e o oxigênio.
Para que a intubação aconteça de forma segura para o paciente e profissional da saúde, é utilizado um conjunto de medicamentos conhecido como "kit intubação". Ele é composto por hipnóticos, que fazem com que o paciente durma; analgésicos, que evitam dores e desconfortos provocados pelo tubo na garganta; e bloqueadores neuromusculares, que paralisam a musculatura da pessoa.
Após ser retirado da intubação, o paciente passa por um processo de recuperação, com equipe multiprofissional. Dependendo do caso, ele pode ter dificuldades de fala e deglutição, funções recuperadas gradualmente com sessões de fonoterapia.
Faustão agradece família
Faustão apareceu em um vídeo agradecendo à família do doador de seu novo coração. O vídeo foi publicado no perfil "Faustão do meu Coração", criado pela família do apresentador para divulgar a doação de órgãos.
Ele diz que não sente dor: "Estou com a voz assim porque fui intubado. Não sinto nada, nenhuma dor. Estou completamente recuperado. Para que todo mundo tenha a certeza do que é um transplante, dos 200 e poucos transplantes, 60 esperaram menos de um mês. Eu dei sorte também nessa fila".
Na sequência, ele faz um "agradecimento especial" a José Pereira da Silva, pai de Fábio, homem que doou o coração a Faustão. "Ele teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva, um homem simples...", diz o apresentador, que se emociona e segue com a voz embargada.
Eu fico emocionado porque ele me deu a chance de viver de novo. Agradecer ao Érisson, irmão do Fabio, a Jaqueline, a viúva. Esses que eu tenho que agradecer. Às pessoas das mais humildes, que na hora que precisei, me deram um coração novo. Eu sei que na internet tem um monte de merda, os caras falando bobagem. Se eu tivesse preocupado com isso, não teria nem começado a minha carreira. Portanto, você que gosta de mim: eu tenho que dar uma satisfação para você.
Faustão
Faustão diz que sua recuperação é fantástica: "Eu não acreditava que isso fosse acontecer. Para mim foi uma tremenda surpresa, mas especialmente para Jose Pereira da Silva, pai do Fabio, que teve morte natural. Graças à imensa generosidade dele, do irmão e da viúva, estou vivo. Vou agradecer sempre, e espero pessoalmente agradecer. A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho fazendo só coisas boas".
O que aconteceu
Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva fez a cirurgia para receber um novo coração em 27 de agosto. O apresentador estava em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, o que lhe colocou na lista de prioridades.
Segundo o Einstein, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo contatou o hospital na madrugada do mesmo dia da cirurgia para informar sobre o novo coração. Após a avaliação de compatibilidade do órgão, a cirurgia foi realizada e durou cerca de 2h30. Conforme a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, durante a mesma madrugada, o sistema localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante. Faustão, no entanto, ocupava o segundo lugar entre os casos prioritários.