'Vovó Fitness' diz comer 300 ovos por mês por corpo sarado; hábito faz mal?
De VivaBem, em São Paulo
31/08/2023 14h28Atualizada em 01/09/2023 08h21
Andrea Sunshine, mais conhecida como "Vovó Fitness", afirmou que come 300 ovos por mês em sua dieta de fisiculturista. As 25 dúzias do alimento são combinadas com 10 kg de batata-doce, preparadas sempre sem sal e óleo.
Além disso, a musa de 53 anos tem uma rotina intensa de treinos, que duram até oito horas. Só na academia, ela fica três horas diariamente, em média.
Mas, afinal, comer tanto ovo é saudável?
A quantidade não é considerada segura para a saúde cardíaca por entidades médicas, como a Associação Americana do Coração.
Mas, do ponto de vista nutricional, faz sentido que o ovo seja tão querido por esses atletas.
Quem pratica exercício físico buscando aumento significativo de massa muscular (hipertrofia) precisa de uma dieta rica em proteínas de alto valor biológico. É aí que o ovo entra como uma opção barata e fácil de combinar com outras receitas.
Quanta proteína é preciso para ganhar músculos?
Em geral, devemos ingerir de 1,2 g a 2 g de proteína por quilo de peso, dependendo do nível diário de atividade física.
Uma pessoa que pesa 70 kg e malha pesado necessitaria de cerca de 140 g de proteína por dia. Essa quantidade do nutriente pode ser alcançada com uns cinco a sete filés de frango, de peixe ou de carne bovina, por exemplo.
Você não precisa escolher só uma fonte de proteína: pode comer ovo e iogurte no café da manhã e lanches; e peixe, carne e frango no almoço e jantar, por exemplo.
Pensando em fisiculturistas, em algumas categorias os atletas pesam 100 kg ou mais. Eles precisam de cerca de 200 g de proteína por dia — de 10 a 12 filés de frango. Por isso, acabam preferindo o ovo, uma proteína mais barata, fácil de mastigar e digerir e de preparar.
O que um ovo contém?
Um ovo médio (60 g) tem aproximadamente 84 kcal e fornece:
- Proteínas (7 g): de alta qualidade, presentes na clara e na gema.
- Lipídios (5,5 g): como a gordura saturada, colesterol, gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
- Vitaminas: incluindo as vitaminas A, D, E e K, colina e vitaminas do complexo B. As vitaminas lipossolúveis e a colina estão presentes na gema. As vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, cobalamina etc.) estão presentes na gema e na clara.
- Minerais: entre eles o ferro, selênio, fosforo, zinco, iodo, cobre, cálcio. A maioria está presente na gema do ovo.
- Fosfolipídios: essenciais para manter a integridade estrutural e funcional do sistema nervoso.
- Luteína e zeaxantina: carotenoides que estão associados à redução da degeneração macular relacionada à idade e do risco de desenvolver catarata.
*Com informações de reportagem publicada em 21/09/2022.