Quanto tempo é preciso para o chá de capim-santo fazer efeito?

O chá de capim-santo é um importante aliado para quem gosta de meios naturais para aliviar a ansiedade e o estresse da rotina diária. No entanto, vale ficar de olho em algumas dicas essenciais para perceber os efeitos fitoterápicos da planta.

Para quem busca a calma, algum efeito é sentido cerca de 40 minutos após os primeiros goles do chá. A ação terapêutica pra valer só surge depois de três dias. A nutricionista Vanderlí Marchiori, uma das fundadoras da Associação Paulista de Fitoterapia, defende o consumo da bebida como um hábito para usufruir de seus benefícios.

"Se quer baixar a ansiedade, é para tomar o chá todo santo dia e nos dias pecadores também", brincou a profissional, em entrevista para a colunista de VivaBem Lúcia Helena.

Alvo de estudos da Universidade Federal de São Paulo desde os anos 1980, a planta só mostrou ser eficaz quando suas folhas eram utilizadas frescas. Por isso, é importante observar que o modo de preparo do chá também deve ser adequado.

Para preparar a bebida, Marchiori indica no mínimo 1 colher de sobremesa da planta picada para 300 mililitros de água fervente e deixar no fogo por no máximo 3 minutos para extrair todos os seus componentes.

Já o farmacêutico Luís Carlos Marques, professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá e diretor da Associação Paulista de Fitoterapia, sugere uma infusão. Isto é, esperar a água levantar fervura, desligar a chama e deixar o capim-santo ali sem ultrapassar 10 minutos. Mas então será preciso uma quantidade maior da erva — de 2 a 3 colheres de sopa.

Importante destacar também que o chá de saquinho não tem tanta serventia. "Quando muito, haverá 1,5 grama da planta dentro, um nada para acalmar. E não sabemos há quanto tempo [a folha] foi seca. Então, não vale", informa Vanderlí. Para ela, você pode comprar a versão seca em boas lojas de produtos fitoterápicos, mas sempre preferindo a fresca, quando puder. "Que, aliás, é mais gostosa", opinou.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.