Tá ansioso? Toma um chazinho! Veja os benefícios do capim-santo
Queridinho da vez em receitas gastronômicas, o capim-santo é aposta certeira quando chega a hora de tomar um chazinho. Especialmente para quem busca aliviar o estresse e ansiedade da rotina.
Alvo de estudos desde os anos 1980 na Universidade Federal de São Paulo, o capim-santo ainda não possui tantos reconhecimentos científicos quanto a melissa. Mas o farmacêutico Luís Carlos Marques, professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá e diretor da Associação Paulista de Fitoterapia, adiantou que isso é uma questão de tempo.
Resultados mostraram que o uso de folhas frescas é o recomendado para quem busca usufruir dos benefícios do capim-santo. Segundo o professor, seus óleos essenciais têm mostrado que são capazes de diminuir a pressão arterial, efeito bastante interessante para quem é hipertenso, tem problemas para pregar os olhos à noite ou vive estressado.
Para ele, não há porque duvidar da eficácia da planta. "A fitoterapia se desenvolveu pelos chás, quando inexistia indústria farmacêutica. Se obtivermos uma planta de qualidade e prepararmos um chá da maneira correta, não há motivo para não fazer efeito", garantiu.
A nutricionista Vanderlí Marchiori, uma das fundadoras da Associação Paulista de Fitoterapia, reforçou os benefícios da bebida. "O chá de capim-santo é extremamente eficaz para ansiedade. Ele também age nos receptores gabaérgicos, como a melissa, melhorando quadros de nervosismo e favorecendo o sono", falou a profissional, também em conversa com a colunista Lúcia Helena.
Vale reforçar que os chás de saquinho não tem eficácia garantida. "Quando muito, haverá 1,5 grama da planta dentro, um nada para acalmar. E não sabemos há quanto tempo foi seca. Então, não vale", informou Vanderlí. A nutricionista ainda defende o consumo do chá como hábito para sentir todo seu potencial. "Se quer baixar a ansiedade, é para tomar o chá todo santo dia e nos dias pecadores também", brincou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.