Segurar xixi faz mal? Veja a partir de quanto tempo começam os riscos
De VivaBem
12/09/2023 04h00Atualizada em 02/10/2023 16h34
Você já ficou longos períodos segurando o xixi? Esse comportamento parece inocente, mas pode fazer mal para a sua saúde.
Entenda os efeitos:
Mulheres: risco de infecção urinária
Para as mulheres, o correto é não passar de 3 a 4 horas sem ir ao banheiro. Isto é, sentiu vontade, não fique segurando.
Problema é uma bactéria. Se ficar mais tempo do que isso sem ir ao banheiro, a mulher tem mais risco de ter infecção urinária. A principal bactéria causadora do problema precisa de mais ou menos quatro horas para colonizar o períneo (o espaço entre o ânus e a vagina) e entrar na uretra.
O jato do xixi empurra as bactérias para fora. Ao lavar a região, impede a infecção.
Homens (e mulheres): risco de distensão da bexiga
Já os homens não devem ficar mais de 4 a 5 horas sem urinar, ainda que, para eles, a infecção urinária nesses casos seja menos frequente.
A médio e longo prazo, porém, homens e mulheres podem ter distensão da bexiga. Com isso, as fibras musculares localizadas na parede do órgão perdem a capacidade de contrair a bexiga.
Nesses casos, na hora de fazer xixi, a pessoa não consegue esvaziar totalmente a bexiga. Uma pequena quantidade de urina, chamada de volume residual, não é eliminada, o que aumenta a possibilidade de infecção urinária.
Como saber?
Última ida ao banheiro é a chave. Como se observa nas respostas acima, o importante não é, necessariamente, saber quanto tempo se está segurando a urina, já com vontade de ir ao banheiro.
O que importa é ter uma noção da última vez que fez xixi, para evitar longos períodos sem esvaziar a bexiga.
Devo fazer força para fazer xixi?
Não force a saída do xixi. Fazendo isso, você contrai o assoalho pélvico, causando uma resistência na eliminação da urina.
Se fizer isso sempre durante alguns anos, você pode começar a sentir dor na bexiga. Além disso, o órgão pode começar a funcionar só com força muscular.
Mas, fique tranquilo, no final do xixi é normal que ocorra um certo esforço abdominal para a eliminação do resto da urina.
Do que é composta a urina?
Os rins funcionam como um filtro do sangue, retirando impurezas e eliminando-as diluídas em água —ou seja, no xixi.
A principal impureza é a ureia, que vem da metabolização das proteínas. Mas o xixi também tem elementos como sódio, potássio e moléculas mais complexas, como ácido úrico e oxalato.
Fontes: Alex Meller, urologista; Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra; e Alfredo Canalini, urologista.
Com conteúdo publicado em 26/01/2021.