Retinoblastoma: entenda o câncer da filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin
Tiago Leifert e Daiana Garbin promovem uma campanha de conscientização sobre o retinoblastoma, o tumor ocular mais comum na infância. A filha do casal, Lua, de 2 anos, trata a doença desde 2021.
A campanha "De Olho nos Olhinhos" terá ações neste fim de semana em shoppings para alertar sobre sinais e sintomas do câncer. As informações estão no post do apresentador, disponível abaixo.
"É uma doença muito, muito perigosa, agressiva e pode ser fatal. Neste momento, em algum lugar do Brasil, tem um câncer se desenvolvendo dentro dos olhos de uma criança pequena, e os pais não têm a menor ideia do que está acontecendo. As pessoas que estão em volta desta criança também nem desconfiam, como eu e a Dai, a gente não desconfiava lá atrás", afirmou Leifert, em vídeo.
O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles. Tiago Leifert e Daiana Garbin, em nota
Entenda o retinoblastoma
O retinoblastoma se desenvolve na retina, localizada na parte posterior de olho.
A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas, até os 5 anos. Raramente é diagnosticado em crianças com idade acima de 6 anos.
De caráter hereditário ou não, ocorre por meio de mutação em um gene no cromossomo 13. Pode afetar os dois olhos ou apenas um.
Reflexo branco é principal sintoma
O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, presente em 90% dos casos. A leucocoria é um reflexo branco na pupila, conhecido como reflexo do olho de gato. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias óticas para o centro da visão no cérebro não se desenvolvem e atrofiam.
Como notar o reflexo branco? Ele, muitas vezes, só é notado sob luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos, quando o flash bate sobre os olhos. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho.
Outros sintomas comuns do retinoblastoma são:
- estrabismo;
- vermelhidão;
- deformação do globo ocular;
- baixa visão;
- dor ocular.
Importância do diagnóstico precoce
É extremamente importante que, ao perceberem qualquer anormalidade nos olhos do filho, os pais procurem um médico o quanto antes.
Esse rastreio é fundamental para preservar a visão e a vida da criança acometida pelo câncer, que pode causar cegueira e até levar à morte.
O número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país: cerca de 50%. Se a doença for diagnosticada precocemente pode ter cura em até 100% dos casos.
Teste do olhinho até os 5 anos
O teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pelo retinoblastoma.
Esse rastreio é simples e pode detectar qualquer alteração no eixo visual, levantando a suspeita da existência de um tumor, que pode ser confirmado pelo exame de fundo de olho.
Além do retinoblastoma, o exame pode detectar outras doenças, como catarata e glaucoma congênito.
Exames de fundo do olho e de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear completam o diagnóstico.
*Com informações de reportagem publicada no dia 18/09/20.
Deixe seu comentário