Quais chás ajudam a levantar o astral, emagrecer e aliviar a ansiedade?
Bárbara Therrie
Colaboração para VivaBem
19/09/2023 15h32
Os chás são aliados naturais da saúde e do bem-estar, mas também é preciso ter alguns cuidados. Será que eles ajudam a emagrecer? Têm poder curativo? Crianças podem ingerir a bebida? No décimo oitavo episódio da oitava temporada do Conexão VivaBem, a nutróloga Raquel Bezerra de Menezes tira as principais dúvidas e quebra mitos sobre o assunto.
Chás podem ser considerados parte da medicina natural?
Sim. Existem chás com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que contêm minerais, vitaminas e que auxiliam na parte digestória, de concentração, melhora do humor, entre outros benefícios.
Porém, mesmo tendo a função de medicina natural, é necessário ter alguns cuidados, como entender os efeitos de cada um, o modo de preparo e a quantidade consumida.
Veja quais chás são indicados para algumas questões de saúde
Levantar o astral pela manhã. Uma opção para pessoas que precisam de pique e energia seja para estudar, trabalhar ou fazer uma atividade logo cedo é o chá verde. Ele contém cafeína, auxilia na memória e até na digestão.
Diminuir a ansiedade. Os chás de camomila e erva cidreira ajudam a diminuir a ansiedade e a relaxar a musculatura. Durante o dia, eles podem ser ingeridos como uma alternativa para quem está estressado com o trabalho e precisa desacelerar. À noite, pode ser usado com a função de auxiliar no sono.
Dormir bem. Uma outra opção indicada para ter uma boa noite de sono é o chá de cidreira com passiflora.
Perder peso. Chá de hibisco é diurético, auxilia indiretamente na perda de gordura e pode ajudar no processo de emagrecimento, desde que seja acompanhado de uma alimentação balanceada e da prática regular de atividade física. "Não existe chá milagroso", afirma a nutróloga. O chá de hibisco também pode ter efeitos energéticos. Para quem deseja um sabor mais adocicado, uma dica é acrescentar canela.
Um outro chá bastante usado pelas pessoas com o objetivo de emagrecer é o chá de sene. No entanto, a especialista esclarece que ele não ajuda a emagrecer, mas tem propriedades laxantes. "A pessoa vai ao banheiro com frequência e pensa que está emagrecendo. Não funciona desse jeito, ela está perdendo água e eliminando fezes, mas não é peso". Com isso, a pessoa não absorve os minerais e nutrientes que precisa e prejudica a flora intestinal.
Mitos e verdades sobre chá
Se você gosta de tomar um chazinho para relaxar antes de dormir, fique atento à quantidade. Tomar muito líquido à noite pode causar o efeito contrário: você pode acabar acordando com vontade de fazer xixi e prejudicar seu sono.
Chá substitui água. Mito. Se você é daqueles que não gosta de tomar água, mas se justifica dizendo que tomou chá, a médica afirma que chá não substitui água. As duas bebidas podem ser tomadas durante o dia, mas é importante não deixar a água de lado.
Todos os chás estão liberados para as crianças. Mito. Como os pequenos naturalmente têm bastante energia, é bom evitar as bebidas que contêm cafeína, como o chá verde e o chá branco. Já o chá de camomila pode ajudar as crianças a se acalmarem.
Chás podem trazer risco para a saúde. Verdade. Por isso, é preciso ter cautela com o uso de chás que têm a mesma função e que são ingeridos em excesso, pois isso pode sobrecarregar o metabolismo.
Existem chás que podem ser abortivos. Verdade. Existem alguns, como o chá de sene que, se consumido em excesso, pode provocar a contração muscular do útero e causar aborto.
Chás de saquinho são menos eficazes do que as infusões de ervas frescas ou secas. Verdade. Os chás de saquinho são menos eficazes. As ervas são melhores, mas é importante saber a procedência do produto e se atentar para a quantidade ingerida.
O açúcar inibe as propriedades medicinais do chá. Verdade. Além de inibir as propriedades medicinais, o açúcar aumenta o número de calorias da bebida.
Chá quente é mais benéfico para a saúde do que chá frio. Mito. Os dois têm benefícios. O que não é indicado é reaquecer o chá frio e nem deixá-lo muito tempo na geladeira. O ideal é que ele seja consumido em até seis horas para evitar que perca os nutrientes.
Tomar chá regularmente auxilia na longevidade. Verdade. O chá pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a digestão.
Chás têm prazo de validade. Sim. Ao consumir chá, olhe sempre a embalagem.