Conteúdo publicado há 9 meses

Faustão internado: Médico explica período de adaptação após transplante

O cardiologista Guilherme Viganó falou sobre a nova internação do apresentador Fausto Silva, que deu entrada no Hospital Albert Einstein nesta quarta-feira (20), em São Paulo, por conta de complicações pós-operatórias.

Ao UOL News, o especialista explicou que a rotina de recuperação de um transplante cardíaco costuma ser marcada por internações, seja por conta do próprio procedimento ou não.

A gente sabe que o transplante é um procedimento de grande porte e acaba envolvendo muitos sistemas. Você tem algumas consequências que precisam ter uma atenção a mais nesse período. Por vezes, a gente acaba fazendo internações programadas no pós-operatório para fazer uma avaliação e vigilância de complicações possíveis. Não temos ainda a informação do que aconteceu, se foi algo relacionado a alguma complicação renal, se foi uma complicação do procedimento, mas rotineiramente existem essas internações
Guilherme Viganó, cardiologista

Ele ressalta que, após o transplante, é natural que o corpo passe por um processo de reconhecimento do novo órgão associado a diferentes reações do sistema imunológico.

Quando fazemos um transplante cardíaco, estamos dando para essa pessoa que tem uma insuficiência cardíaca terminal um coração que não nasceu com ela. Então, se simplesmente fosse feito um transplante, colocado um coração em uma pessoa, o corpo dela iria reconhecer essa estrutura como um órgão diferente, como alguma coisa estranha ao corpo dela. E o sistema imunológico acaba atacando aquilo, como se fosse uma defesa, a um processo infeccioso. É um mecanismo de defesa do nosso corpo, atacar e rejeitar aquela estrutura não reconhecida
Guilherme Viganó, cardiologista

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade