Você está fazendo errado! Não pode ver eclipse com raio-X nem óculos

Neste sábado (14), ocorrerá um eclipse anular do Sol, isto é, a lua passará entre a Terra e o astro, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda.

Apesar de parecer que a intensidade luminosa é mais amena, olhar diretamente para o fenômeno pode trazer danos permanentes à saúde dos olhos.

VivaBem ouviu alguns especialistas que explicam como e por que esses problemas são provocados e como observar um eclipse solar com segurança.

Olhar para eclipse sem proteção pode deixar cego?

A resposta é um contundente sim, de acordo com o oftalmologista César Motta, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O real problema não é o eclipse em si, mas sim olhar para o Sol por muito tempo.

"Por ser um fenômeno raro, desperta a curiosidade das pessoas, que acabam olhando fixamente para o Sol, o que pode trazer danos irreversíveis para a visão", explica Motta.

"O olho humano possui naturalmente mecanismos de proteção contra as radiações eletromagnéticas. Porém, olhar diretamente sem se proteger pode queimar as células da retina e provocar graves lesões, até mesmo a cegueira", continua.

Caio Regatieri, oftalmologista especialista em retina e vítreo pela Unifesp, aponta que entre os sintomas imediatos estão dor nos olhos e visão embaçada, que podem aparecer logo após a exposição solar.

"No entanto, os danos oculares, como a retinopatia solar, podem não se manifestar imediatamente. Os efeitos em longo prazo podem levar de algumas horas a alguns dias para se tornarem aparentes e, em alguns casos, os sintomas podem demorar mais para se desenvolver", alerta Regatieri.

Continua após a publicidade

O que é a "cegueira por eclipse"?

Regatieri alerta que durante o evento há risco de acontecer algo conhecido como "cegueira por eclipse" (maculopatia solar por observação ao eclipse solar), que pode causar cegueira temporária ou permanente.

"Isso ocorre porque a luz do Sol é concentrada na retina, onde os fotorreceptores são danificados pelo calor e pela luz intensa. Durante um eclipse, quando o Sol está parcialmente coberto pela lua, a luz restante ainda é perigosa", afirma Regatieri.

De acordo com o médico, apenas alguns segundos olhando diretamente para o Sol podem causar danos oculares, e durante um eclipse o risco é ainda maior, pois a redução temporária da luz pode "enganar nossos olhos".

"O eclipse pode levar as pessoas a olharem para o Sol sem proteção, aumentando o risco de danos, mesmo que seja brevemente", diz Regatieri.

Por que olhar diretamente para o Sol é perigoso?

O grande problema de olhar diretamente para um eclipse, é que ao fazer isso estamos olhando diretamente para o Sol. Entre os principais danos que podem ocorrer, Regatieri elenca estes:

Continua após a publicidade

Queimadura na retina: a exposição direta ao Sol pode causar queimaduras na retina, conhecidas como retinopatia solar. Isso pode levar a danos irreversíveis.

Cegueira solar: se houver danos significativos à retina, pode resultar em uma perda permanente ou parcial da visão, conhecida como cegueira solar.

Desconforto e sintomas: olhar para o Sol pode causar dor nos olhos, lacrimejamento, visão embaçada e sensibilidade à luz, que são sintomas imediatos de exposição excessiva.

Como observar um eclipse sem riscos à saúde dos olhos?

De acordo com os especialistas consultados, óculos escuros ou exames de raio-x não são suficientes para proteger os olhos dos raios do Sol durante um eclipse —e recorrer a esses meios pode trazer danos à visão.

"Os óculos escuros, mesmo com proteção 100% UV, são incapazes de filtrar completamente a radiação danosa à retina. A maculopatia solar por observação ao eclipse solar configura-se como uma lesão prevenível, visto que já existem diversos aparatos e equipamentos que foram criados com a finalidade de proteger a retina durante a observação desse fenômeno", afirma Motta

Continua após a publicidade

Regatieri indica que o mais adequado é usar um óculos certificado pelo ISO 12312-2. "Esses óculos bloqueiam com segurança a luz prejudicial do Sol", diz.

Deixe seu comentário

Só para assinantes