Por que dói tanto? Veja como sofrer menos ao tomar injeção de Benzetacil
Martina Colafemina
Colaboração para VivaBem, em São Paulo
27/10/2023 04h00Atualizada em 01/11/2023 15h46
Benzetacil é o nome comercial de um antibiótico que tem como princípio ativo a benzilpenicilina benzatina ou penicilina G. Trata-se do principal remédio para a sífilis, doença que atingiu 122 mil pessoas só no primeiro semestre de 2022 no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
Injetável, o medicamento também é eficaz para tratar várias infecções bacterianas. Mas, quando se fala nele, a primeira coisa que vem à cabeça de muitos é a dor sentida durante sua aplicação.
Por que dói tanto e como reduzir o desconforto
O Benzetacil é denso e viscoso. Por isso, deve ser liberado lentamente no músculo, o que é feito por meio de uma injeção.
A dor ocorre porque, na aplicação, a injeção rompe a fibra muscular.
O infectologista Vinicius Borges, conhecido como Doutor Maravilha, falou recentemente nas redes sociais sobre um procedimento que pode reduzir o desconforto durante a aplicação.
De acordo com ele, ao diluir 0,5 ml de lidocaína em uma concentração de 2% sem vasoconstritores no antibiótico, a dor diminui muito.
O especialista também cita nota técnica da Secretaria Municipal de Campinas (SP), em que esse procedimento já é recomendado. Mas a aplicação é realmente viável? E como ela funciona?
Combinação com anestésico
A lidocaína é um anestésico local. Pode ser utilizada na apresentação injetável, em creme ou em gel tópico. Ela atua bloqueando os canais de sódio.
Fazendo isso, ela impede a repolarização da membrana da célula e a mensagem de dor não é transmitida. Pode ser usada em gestantes, crianças, não tem contraindicação"
Luany Torres, médica generalista que atua em UPAs e em hospitais privados
Diego Nóbrega, médico e residente de dermatologia na Unifesp (Escola Paulista de Medicina), diz que a única contraindicação é em casos de pacientes que tenham alergia a anestésicos do mesmo grupo da lidocaína ou a componentes de sua fórmula.
"Não há contraindicação de uso da lidocaína junto com Benzetacil, salvo nesses pacientes que têm alergia. Seu uso mais comum, isoladamente, é em cirurgias ambulatoriais, como na retirada de cistos e de pintas e em biópsias de pele. Ela pode ser utilizada em crianças e gestantes desde que seja respeitada a dose máxima de acordo com o peso de cada indivíduo", explica Nóbrega.
No começo, ainda vai doer
O anestésico é mais eficaz para combater a dor após a aplicação.
Nos primeiros segundos, vai ser doloroso do mesmo jeito, porque a lidocaína causa ardência. A diferença é que o pós não vai ser tão doloroso. Benzetacil é geralmente uma injeção que dói muito por dias, então a lidocaína faz com que o pós seja mais tranquilo"
Luany Torres, médica
A composição recomendada pelos médicos é a mesma citada por Vinícius Borges: diluição de 0,5 ml de lidocaína 2% sem vasoconstritor.
Lidocaína com Benzetacil requer prescrição médica
A solução de lidocaína só pode ser incluída na injeção de Benzetacil se for prescrita pelo médico. O enfermeiro não pode adicioná-la ao preparo por conta própria. No SUS, o procedimento não é comum porque depende de orientações de cada órgão responsável pelas unidades de saúde em cada localidade.
"O doutor Vinicius citou o protocolo municipal de Campinas. É louvável a instituição ter medidas que diminuam o desconforto do paciente, porém elas dizem respeito a orientações nessa cidade. Essa medida também é prevista nas diretrizes brasileiras de prevenção da febre reumática pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, por exemplo. É necessário verificar a disponibilidade desse composto nas unidades de saúde, o que nem sempre é possível", ressalta Nóbrega.
Geralmente, o procedimento é eficaz na adesão dos pacientes com sífilis. "O tratamento é com Benzetacil, não tem jeito. Gestantes e seus parceiros têm de tomar. Às vezes, os pacientes não tomam por causa da dor, principalmente os parceiros. Então é uma medida que ajuda a aderir mais", comenta Torres.
Outras medidas também podem ser interessantes para reduzir a dor da injeção.
Use agulha 30x8 mm ou 25x8 mm, mais fina, injete o líquido lenta e progressivamente e evite friccionar o local. Essas são ótimas estratégias para diminuir a dor"
Diego Nóbrega, médico
É possível usar lidocaína com outras injeções, como vacinas?
Nem todas as medicações são compatíveis com a lidocaína, de acordo com Nóbrega. Porém, é possível utilizá-la com algumas. Ele cita o ceftriaxone, que é vendido na farmácia já diluído em lidocaína.
Quando se trata de vacinas, os especialistas não recomendam intervenções com anestésicos.
As vacinas devem ser administradas sem nenhuma diluição de compostos, a não ser o recomendado pelo fabricante. Dessa forma, garantimos que não alteramos a função das moléculas que precisamos que funcionem no organismo. Estratégias como as citadas anteriormente, aplicação de gelo antes da injeção e técnica apropriada são interessantes para o manejo da dor dos pacientes"
Diego Nóbrega, médico