Tenho vontade de ir ao banheiro logo depois de comer. É normal?

Sim, é considerado normal desde que não cause impacto na qualidade de vida e no convívio social —problemas com a rotina de trabalho ou estudos ou evitar alimentar-se fora de casa, por exemplo.

Além disso, a necessidade de evacuar após uma refeição pode não ser considerada normal quando acontece em um intervalo muito curto de tempo, gerando um reflexo intestinal intenso que chamamos "urgência" em evacuar, podendo ocorrer inclusive incontinência (perda involuntária de fezes).

Vale saber que o ritmo de funcionamento do intestino, também chamado de "trânsito intestinal", é muito individual. Por isso, não há um padrão considerado normal. Naturalmente, todos nós temos um fator estimulante para a evacuação após as refeições, o que chamamos de "reflexo gastrocólico".

Portanto, assim que os alimentos ingeridos saem do estômago e chegam ao intestino, há uma liberação de substâncias que fazem com que os movimentos intestinais fiquem mais intensos, gerando o desejo de fazer cocô.

Não se trata de um distúrbio, mas, sim, de um reflexo natural do organismo. Este reflexo, no entanto, pode variar de intensidade entre as pessoas e alguns fatores externos podem potencializá-lo, como por exemplo o consumo de cafeína e maior consumo de fibras, ou após a ressecção de parte do intestino ou cirurgias bariátricas e também após a retirada da vesícula biliar.

Desse modo, fazer cocô logo após as refeições pode ser considerado um problema quando, além do impacto na qualidade de vida, também causa dor abdominal, como ocorre na síndrome do intestino irritável.

Mas, mais importante que o intervalo entre uma refeição e a ida ao banheiro, é a presença de má absorção intestinal, que é quando o intestino delgado deixa de realizar sua função de absorver nutrientes e a longo prazo pode resultar em anemia e ser sinal de alguma doença intestinal crônica a ser investigada.

Não podemos deixar de mencionar também as intolerâncias alimentares, como a lactose, por exemplo, que tem como característica a evacuação logo após refeições que tenham ingredientes que causem o problema.

Continua após a publicidade

Por isso é muito importante marcar uma consulta com um médico gastroenterologista para que ele possa fazer toda uma avaliação a fim de identificar se existe algum problema ou não nessa ida ao banheiro logo após as refeições.

Fontes: Gabriela Cilla, nutricionista da Clínica NutriCilla, em São Paulo, especialista em nutrição clínica, funcional e esportiva; Helen Perussolo Alberton, médica do grupo de gastroenterologia e hepatologia do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba; Rafaelle Marques, gastroenterologista do HGF (Hospital Geral de Fortaleza); e Tarciana Costa, médica gastroenterologista do HULW-UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba), vinculado à rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Deixe seu comentário

Só para assinantes