Com fralda e dor: o que é e como tratar hérnia de disco como ex-Fazenda

Vencedor de A Fazenda 13, Rico Melquiades foi diagnosticado com hérnia de disco. "No laudo de seus exames constam duas hérnias de disco no lado esquerdo. Ele passou o dia todo de fralda porque não conseguia se levantar para ir ao banheiro", informou a assessoria de Rico.

A nota ainda informou que ele foi hospitalizado com fortes dores na região da coluna e rins.

Mas o que é hérnia de disco e como funciona o tratamento?

Rico Melquiades, vencedor do reality A Fazenda 13
Rico Melquiades, vencedor do reality A Fazenda 13 Imagem: Adriano Ishibashi/Brazil News

O que é?

A hérnia de disco é uma doença que atinge de 2% a 3% da população brasileira e, apesar de ser mais comum em homens acima de 35 anos, pode aparecer já a partir dos 30 anos, como é o caso de Rico Melquiades.

O pico de incidência, contudo, é entre os 50 e 60 anos de idade e pode acometer de 13% a 40% das pessoas ao longo de suas vidas.

Continua após a publicidade

Entre as causas do problema estão hábitos de vida não saudáveis, como obesidade, tabagismo, má postura e a prática de atividades físicas sem repouso. Fatores genéticos também podem favorecer o aparecimento do problema.

A hérnia de disco ocorre quando há uma ruptura do disco que fica no tecido cartilaginoso entre os ossos da coluna.

O disco é formado por uma parte fibrosa e outra mais gelatinosa: com a ruptura da parte fibrosa, a parte gelatinosa extravasa, e comprime os nervos, o que pode causar dor.

Com o passar dos anos, sua estrutura perde a capacidade de reter líquido e, consequentemente, a sua elasticidade. Apesar disso, nem todo disco degenerado, envelhecido, evoluirá para a hérnia discal. Gustavo Torres, chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HC-UFPE

Na maioria dos casos, o incômodo se manifesta na região lombar ou cervical, mas também pode ocorrer na área torácica.

Na região lombar, além da dor, podem ocorrer fisgadas, pontadas e sensação de dormência no glúteo. Quando o problema ocorre na coluna cervical, dor e formigamento no braço são sintomas possíveis.

Continua após a publicidade

Principais sintomas

As dores variam a depender da região afetada pela hérnia de disco (lombar, cervical ou torácica).

Na maioria das vezes, a primeira manifestação poderá ser a dor nas costas. Além disso, é possível que você também observe as seguintes condições:

  • Dor ciática
  • Formigamento e fraqueza muscular
  • Fraqueza na perna ou pé
  • Dor acompanhada de perda de força;
  • Alteração de sensibilidade perineal, região próxima ao ânus e genitália
  • Dificuldade para urinar ou incapacidade de segurar a urina, bem como a perda do controle do intestino.

Tais situações podem indicar problemas mais graves e requerem intervenção imediata.

Caso a dor persista, mesmo que em períodos alternados, o paciente deve procurar um médico para avaliar a gravidade da condição.

Continua após a publicidade

Tomar analgésicos ajuda a aliviar a dor de imediato, mas pode mascarar os sintomas e adiar a ida da pessoa a um especialista.

Possíveis tratamentos

Depois do diagnóstico, é possível seguir duas linhas de tratamento para a hérnia de disco.

Na primeira, o paciente é submetido a terapias como fisioterapia, acupuntura, massagem, alongamentos e até gelo na região.

Além disso, se a hérnia foi provocada por má postura, é fundamental corrigir a ergonomia e outros componentes que influenciam na piora da doença.

Quando esses tratamentos não funcionam, aí sim são indicadas cirurgias das menos invasivas às mais complexas, dependendo de cada caso.

Continua após a publicidade

Em procedimentos mais invasivos, o paciente volta às funções rotineiras entre sete e dez dias após a intervenção.

Os riscos de uma cirurgia de coluna são os mesmos de qualquer outra: 3% têm chance de complicações.

Já tive paciente que operou numa quinta de manhã, deixei a alta programada para a tarde, e na sexta ela foi surfar. Nem todos os casos são assim, mas a maioria é. Silvio Ferreira, ortopedista especialista em coluna vertebral, do Hospital Alvorada Moema (SP)

Há a possibilidade, entretanto, de realizar uma cirurgia endoscópica na qual o paciente pode ter alta no mesmo dia e retorno imediato à rotina.

Com um corte de apenas um cm e por meio de um tubo flexível com câmera, o cirurgião consegue visualizar e acessar o ponto exato onde o procedimento será feito, causando danos mínimos.

Mesmo diante desses procedimentos, o problema pode voltar a aparecer depois de alguns anos, nenhum método que trata a coluna é 100% efetivo no sentido de promover cura.

Continua após a publicidade

Por isso é fundamental incluir hábitos saudáveis no dia a dia como a prática de exercícios físicos, postura correta, dieta balanceada, entre outros.

*Informações das reportagens "Hérnia de disco é mais comum em homens: saiba o que causa o problema", "Hérnia de disco: cirurgia com corte de 1 cm permite alta no mesmo dia" e "Hérnia de disco: principal sinal é dor lombar; cirurgia é exceção".

Deixe seu comentário

Só para assinantes