Não lave o arroz! Entenda por que o antigo hábito está errado
Lavar o arroz branco antes de colocá-lo na panela é uma prática muito comum em nosso país. O objetivo das pessoas que realizam o processo seria retirar as impurezas e o "pó branco" que ficam grudados nos grãos. Mas especialistas explicam que não faz muito sentido essa lavagem.
Um vídeo sobre o tema da doutora em física Gabriela Bailas, mais conhecida nas redes sociais como Bibi Bailas, alcançou mais de 400 mil visualizações e reacendeu o debate no Instagram. Afinal, por que não é correto lavar arroz?
Lavagem pode tirar nutrientes do arroz
O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
A lavagem pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, devido ao amido que já está sendo hidratado.
E o pó branco que o arroz solta?
O arroz branco passa por um polimento, e o pó branco é resultante desse processo. Ou seja, não é sujeira ou produto químico, e sim partículas do próprio alimento.
Ao ser polido, o grão é higienizado, o que torna ainda mais sem sentido lavar o arroz antes de cozinhar.
Além disso, o arroz cru não é um ambiente propício para a instalação e proliferação de bactérias. O calor do cozimento elimina micro-organismos prejudiciais à saúde presentes no grão - mas vale lembrar que só com a lavagem, bactérias não são totalmente eliminadas com a passa água nos alimentos. Ou seja, é uma falsa sensação de que estaríamos 'limpando' o arroz ao lavá-lo.
Lavar o arroz também não o deixa menos calórico
Apesar de poder haver perda de alguns nutrientes na lavagem, o arroz não perde amido, já que a substância faz parte da estrutura do grão —assim como também está presente na batata ou no trigo. O amido é um carboidrato simples, de onde vem a energia (calorias) para nosso organismo.
E a contaminação por arsênio?
No ano passado, disseminou-se a ideia de que o arroz poderia causar envenenamento. O motivo seria a grande quantidade de arsênio presente nos grãos, mas, segundo especialistas, não é bem assim. O arroz consumido no Brasil tem arsênio em quantidades baixas, insuficientes para causar preocupação com problemas de saúde. No Brasil, a Anvisa limita a 0,3 mg/kg a quantidade do elemento no cereal vendido no país.
Porém, nem sempre lavar o arroz é 'errado'
Arroz integral perde menos. Como ainda está com sua casca protetora, o arroz integral corre menor risco de perder vitaminas e minerais ao ser lavado.
O arroz parboilizado também não vai perder seu valor nutricional se for para o escorredor. No processo de parboilização, o grão é mergulhado em água aquecida a cerca de 50 °C. Isso "sela" o alimento e faz com que ele mantenha seus nutrientes.
Leia as instruções. Como existem diferentes tipos de arroz, sendo que muitos deles já passam por um processo de higienização, a recomendação é ler as instruções da embalagem antes de preparar o alimento. Lá estará descrito a necessidade da lavagem ou não.
Fontes: Renata Roja Paixão, nutricionista especializada em consultoria nutricional; Carolina Pitta, nutricionista; e Márcia Terra, nutricionista.
*Com reportagem publicada em 23/05/2018
38 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Mauricio Bernardi
Costumo consumir arroz integral e na embalagem vem a recomendação: não precisa escolher, nem lavar. Duas tarefas trabalhosas: lavar e escolher. Por isso mando direto para a panela.
Mauro Roberto Fernandes
O unico arro que presta nesse país é o produzido pelo MST, que alem de não usarem pesticidas ele é produzido em áreas onde reinava a especulação e hoje reina a produção.
Percival Artur Matos da Silva
Sinto muito, Dra. Bibi, mas eu sou cozinheiro há mais de 30 anos. ao fazer o arroz e não lavá-lo, ele simplesmente fica uma goma na panela. o amido do arroz que não foi lavado, cria essa goma e o arroz não fica soltinho. Na embalagem até diz que não precisa lavar, mas precisa sim. e mesmo lavando, se o arroz for novo, (safra recente) tem que fritar (refogar) bem, daí ao gosto da pessoa, tem gente que gosta só de cebola, outras que gostam de colocar um pouco de alho. simples assim, mas tem que lavar. Não sei onde essa doutora tirou essa idéia.