Ator de 'Brooklyn Nine-Nine' morreu de câncer de pulmão; doença dá sinais?

Andre Braugher morreu nesta segunda-feira (11), aos 61 anos, e a causa da morte foi revelada dois dias depois: o ator da série "Brooklyn Nine-Nine" foi vítima de um câncer de pulmão, segundo disse um representante do ator ao TMZ.

O assessor também disse que a descoberta havia sido feita há alguns meses. O diagnóstico tardio é uma das principais características do câncer de pulmão.

"Os sintomas geralmente não ocorrem até que a doença já esteja em um estágio mais avançado, o que compromete as chances de cura do paciente", explica Clarissa Mathias, oncologista do Grupo Oncoclínicas e ex-presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), de Salvador.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 16% dos cânceres de pulmão são diagnosticados em estágio inicial (tumor localizado).

Contudo, a recomendação é de que apenas as pessoas com alto risco para a doença passem por exames periódicos de rastreio.

Os sinais de alerta

Tosse, falta de ar e dor no peito são os principais sintomas dessa doença que, entre os tumores malignos, é a mais comum em todo o mundo —e também o que mais mata.

O diagnóstico do câncer de pulmão é realizado a partir de exames de imagem como a tomografia computadorizada do tórax e o raio-X.

"Os exames de imagem apresentam uma suspeita, mas apenas a biópsia é capaz de confirmar ou não a malignidade dos achados desses exames" explica Suellen Nastri, médica oncologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Continua após a publicidade

Assim como outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce, geralmente antes dos sinais iniciais da doença surgirem, é muito importante para o sucesso do tratamento.

Os principais sintomas, dessa forma, para ficar de olho, são:

  • Tosse persistente;
  • Catarro com sangue;
  • Dor no peito;
  • Dor dos ossos;
  • Dor de cabeça;
  • Rouquidão;
  • Falta de ar;
  • Perda de peso e de apetite sem causa aparente;
  • Pneumonia recorrente ou bronquite;
  • Cansaço;
  • Fraqueza.

Quem pode ter câncer de pulmão

O tabagismo ainda é o principal fator de risco uma vez que 85% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao uso do cigarro.

"O restante dos pacientes geralmente desenvolve a doença por ser fumante passivo, contato com poluição em excesso ou produtos químicos", diz Luiz Henrique Araújo, coordenador de oncologia do Hospital São Lucas Copacabana, no Rio de Janeiro, e head de oncologia da Dasa Genômica.

Continua após a publicidade

Os casos de não fumantes existem, mas são raros e ainda não temos clara a explicação para eles. Luiz Henrique Araújo, coordenador de oncologia do Hospital São Lucas Copacabana

É por isso que a recomendação da realização de exames de rastreio não é feita em toda a população.

A recomendação é que os exames sejam feitos em pacientes entre 55 e 80 anos, fumantes ou ex-fumantes que pararam há menos de 15 anos, e que tenham uma "carga de fumo" de pelo menos 20 maços por ano nesse período.

Para evitar uma exposição desnecessária à radiação desses exames, a realização deles de forma periódica (uma vez ao ano).

Não é recomendado para toda a população e, ainda, o exame é feito com baixa dose de radiação, uma quantidade menor do que as tomografias realizadas de rotina em outros pacientes. Ana Clara Pereira de Vasconcelos, especialista em doenças pulmonares intersticiais do Hospital da Bahia

É possível prevenir?

Como a grande maioria dos cânceres de pulmão estão ligados —direta ou indiretamente— ao cigarro, para prevenir a doença, o primeiro passo é justamente não fumar ou, se for fumante, parar o quanto antes com o hábito.

Continua após a publicidade

Outras formas de evitar o câncer de pulmão são:

  • Evitar ficar em ambientes com fumantes (para evitar a inalação da fumaça);
  • Adotar uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e grãos integrais;
  • Praticar atividade física; evitar exposição a agentes químicos que possam provocar câncer (como arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil), presentes em determinados ambientes de trabalho.

*Com informações de reportagens publicadas em 13/07/2023 e 06/03/2023.

Deixe seu comentário

Só para assinantes