'Cantar pra subir': Mari Ferrão compartilha dicas para lidar com sobrecarga
De VivaBem, em São Paulo
18/12/2023 11h33
Quem canta, seus males espanta. O ditado popular, que aponta para os benefícios terapêuticos do canto, é um tiro certeiro para Mariana Ferrão. No episódio desta segunda-feira (18/12) do quadro 'Mari versus Mari', que vai ao ar toda segunda e quarta nas redes sociais de VivaBem (@vivabem_uol), a jornalista especializada em saúde compartilha como uma aula de canto salvou sua saúde mental num dia em que ela estava se sentindo "destruída".
Na mesma tarde em que tinha três "difíceis" reuniões de trabalho, Mariana Ferrão diz que o alarme de seu celular tocou, lembrando que ela também tinha agendado uma aula de canto para aquele dia. Seu primeiro pensamento foi cancelar o compromisso, mas Mariana desistiu da ideia logo em seguida: "É justamente da minha aula de canto que eu tô precisando".
Não se arrependeu da decisão: depois da aula, a jornalista diz que foi como se seu humor ou energia tivessem, milagrosamente, "subido".
Relacionadas
Quando terminou a aula de canto, eu pensei 'é isso que falam que é 'cantar pra subir'. E não tem nada de místico nisso. É cantar pra subir a nossa energia. Então, se você gosta de cantar, se você sabe cantar, mesmo se você também não sabe cantar, assim como eu, que tô aprendendo a cantar, canta pra subir a sua energia quando você tá sobrecarregada ou sobrecarregado. Mariana Ferrão
Outra dica que a apresentadora do "Conexão VivaBem" também compartilhou foi "ouvir o próprio corpo". Ela citou uma das reuniões como exemplo. Apesar de achar que a ideia apresentada pelos colegas de trabalho era boa, seu corpo parecia dizer o contrário.
"O que eu disse na reunião foi: 'olha, a hora que cê me falou essa ideia, meu corpo murchou'. E tinha murchado mesmo. Sabe quando a gente olha pra aquilo e fala 'meu Deus, não vai rolar'?", diz ela. "A segunda dica pra lidar com a sobrecarga é justamente sentir e se conectar com aquilo que nosso corpo tá dizendo, porque o nosso corpo sabe muito mais do que a nossa mente racional".
O que a gente precisa é usar o nosso cérebro pra identificar o que o nosso corpo tá sentindo e poder, em ambientes seguros, falar sobre isso. Mariana Ferrão
Por último, Mariana falou sobre como o humor também é uma ferramenta importante para aliviar a sobrecarga. "O humor é absolutamente fundamental pra nossa resiliência, sabe quando a gente fala com a gente mesma de uma maneira mais alegre, fala 'cara, peraí não, cê não vai ficar desse jeito, né?'".
O quadro 'Mari vs Mari' vai ao ar às segundas e quartas no perfil do Instagram de VivaBem (@vivabem_uol).