É verão, tempo de conjuntivite; aprenda a se prevenir da inflamação no olho
Verão e férias, uma combinação que pode significar ambiente abafado, piscinas cheias e mau uso de maquiagens e glitter. Estas são causas comuns de conjuntivite, a irritação nos olhos que pode durar até dez dias.
Conjuntivite é a inflamação da membrana fina e transparente que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras, a conjuntiva.
Pode ser provocada por produtos químicos (como cloro, maquiagem, espuma), vírus ou bactéria. Algumas pessoas sofrem de conjuntivite alérgica.
O tipo mais comum, que causa epidemias, é o viral, transmitido por gotículas de suor, secreções e contato físico. Diferentes tipos de vírus provocam a conjuntivite viral, sendo o mais comum o adenovírus.
Aglomerações e piscinas facilitam o contágio. O compartilhamento de objetos pessoais e o uso de maquiagens e produtos como glitter podem levar à irritação ocular e aumentar o risco de contágio pela doença.
Como evitar
Higienize bem as mãos e nunca coce os olhos com elas sujas. Álcool em gel quando se está na rua é solução.
Evite compartilhar utensílios que entram em contato com os olhos, como óculos, maquiagem, lençol e fronha.
Não é preciso ficar neurótico, temendo contágio no verão. Piscinas com tratamento adequado não são o problema e o cloro, que causa a irritação, pode ser evitado com óculos de natação.
Sintomas de conjuntivite
O primeiro sinal costuma ser a sensação de corpo estranho nos olhos, como grãos de areia.
A inflamação também provoca coceira, lacrimejamento e, em alguns casos, secreção de pus.
Casos mais intensos provocam dor ao redor do olho.
Os sintomas do tipo viral podem durar de 7 até 10 dias. Por isso, oftalmologistas costumam recomendar isolamento enquanto durarem os sintomas.
O que fazer
Procure um oftalmologista para saber qual o tipo de conjuntivite e qual o tratamento adequado.
Em casos de conjuntivite viral, não há medicamento que combata o vírus. O tratamento consiste em lubrificar os olhos com colírio e fazer compressa com água ou soro gelado para diminuir a vermelhidão e o inchaço. O uso de anti-inflamatório não melhora o quadro de irritação nos olhos.
Em casos de conjuntivite bacteriana, é necessário usar colírio antibiótico.
Olho vermelho e ardor devem ser tratados com soro fisiológico.
Fontes: Edriene Teixeira, oftalmologista; e Tiago Batista, oftalmologista.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.