Como reconhecer sinais de intoxicação por gás, suspeita de mortes em BMW
Quatro jovens foram encontrados mortos em um BMW na madrugada de ontem (1º), em Balneário Camboriú (SC). A suspeita é de intoxicação por monóxido de carbono, segundo a perícia inicial.
O delegado Bruno Effori, da Polícia Civil, disse que o monóxido de carbono "estaria sendo jogado para dentro do veículo por meio de uma perfuração que havia no cano entre o motor e o painel". Mais perícias no veículo serão feitas para confirmar a causa.
O monóxido de carbono é um gás asfixiante, que não tem cheiro, por isso é de difícil identificação. Ele é produzido na queima incompleta de material combustível rico em carbono, como madeira, carvão, folhas, gasolina e gás natural.
Sintomas da intoxicação por monóxido de carbono
A recomendação é buscar ajuda ao sentir:
- Confusão mental;
- Dor de cabeça;
- Dores no corpo;
- Náuseas;
- Em casos graves, há risco de perda da consciência, convulsões e morte.
Por que pode matar?
Primeiro, é preciso entender que o oxigênio é essencial para o funcionamento dos órgãos vitais, como o coração e o cérebro. Ao respirar, o pulmão capta oxigênio do ar, que entra no sangue. Aí, se liga à molécula de hemoglobina para ser levado a todas as células do organismo, que produzem energia.
Respirar monóxido de carbono impede esse processo, porque o gás tem a mesma atração por hemoglobina, impedindo que o oxigênio se ligue a ela. Com isso, o sangue passa a circular com baixa concentração de oxigênio e os órgãos vitais deixam de funcionar, levando à morte.
O coração pode ter arritmias, com falha dos batimentos cardíacos e risco de uma parada cardíaca, por exemplo. Ou ainda a morte dos neurônios cerebrais, que comandam as respostas do corpo.
Como prevenir?
A forma mais eficiente de evitar a intoxicação pelo gás é não se expor a queima dos materiais, sobretudo em ambientes fechados.
Se for acender uma lareira dentro de casa, por exemplo, deixe uma porta aberta, para haver troca do ar. Assim, o monóxido de carbono sai da região de alta concentração, e o oxigênio entra para possibilitar a respiração.
*Com informação de reportagem publicada em 26/06/23.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.