'Trataram minha tosse como sinusite, mas era tuberculose'

O técnico de enfermagem Jonatas Bezerra, 29, foi diagnosticado com tuberculose em junho de 2023. Tinha febre, tossia muito e chegou a perder mais de 10 kg, mas a condição era sempre tratada como um quadro alérgico ou sinusite. Depois de seis meses nesta situação, ele descobriu a doença.

"Tive receio de contar para as pessoas"

Fiquei com medo de ter passado a doença para outros familiares, o que foi descartado nas semanas seguintes.

As pessoas têm preconceito com a doença: acham que pega de qualquer forma. Há muita desinformação também: teve um tio que me ligou chorando como se estivesse se despedindo de mim.

Fiquei assustado porque é uma doença que morriam muitas pessoas, mas é um problema que não é falado. A gente só escuta quando alguém pegou e morreu, ou que tossia sangue, algo que acontecia antigamente.

"Trataram como quadro alérgico"

Em dezembro de 2022, comecei a tossir bastante e depois percebi que estava emagrecendo muito. Quando procurava os médicos, eles tratavam como um quadro alérgico, uma sinusite. Tomava os remédios e não passava.

Em outras situações, cheguei a tomar antibiótico para a febre alta que tinha o dia inteiro. Ela passava por alguns dias e, depois, retornava.

"Cheguei a pesar 41 kg"

Sempre pesei entrei 54 kg 56 kg, mas cheguei a pesar 41 kg. Achava que poderia ser covid-19, ansiedade, não passou pela minha cabeça que poderia ser tuberculose.

Continua após a publicidade

Resolvi passar em outro médico. Ele 'ouviu' meu pulmão, notou um ruído e pediu raio-x. O médico disse que poderia ser uma pneumonia que tive na covid e não tratei ou poderia ser tuberculose.

Jonatas finalizou tratamento em dezembro de 2023
Jonatas finalizou tratamento em dezembro de 2023 Imagem: Arquivo pessoal

Fiz vários exames específico para a doença, mas só a tomografia que conseguiu identificar lesões características da tuberculose.

Quando recebi o diagnóstico, caiu a ficha. Me senti culpado por não ter percebido antes, com tantos sintomas na minha frente.

Tratamento gratuito pelo SUS

Mesmo trabalhando na área da saúde, não tinha tanto conhecimento de que era uma doença que poderia ser curada e tratada exclusivamente pelo SUS, tudo gratuitamente.

Continua após a publicidade

Recebi um atendimento muito bom. A equipe conversou comigo e explicou como eu deveria usar a medicação: nos dois primeiros meses, tomava três comprimidos enormes todos os dias.

Tenho problema com compridos, então foi muito difícil. Foi na garra e na marra. Jogava na garganta e tomava. É aquela coisa: um dia de cada vez.

Fazia consultas mensais com os médicos, as enfermeiras me deram um atendimento muito bacana. Elas me perguntavam como estava meu psicológico com tudo aquilo. Sou muito grato por tudo que recebi ali.

No terceiro mês de tratamento, os agentes comunitários vinham à minha casa para trazer a medicação, além de marcar consultas na clínica e exames.

Também não tive nenhum dos efeitos colaterais da medicação: sem diarreia, vômito ou falta de apetite. Só sentia um pouco de dificuldade para respirar e a tosse demorou uns 2 meses para passar. Já estou bem melhor.

Entenda a tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Em geral, os pulmões são os órgãos mais afetados, mas outras partes do corpo podem ser afetadas.

Continua após a publicidade

Os principais sintomas são tosse, febre e sudorese noturna por mais de 3 semanas seguidas. Procure um médico caso a tosse não passe durante este período.

O tratamento padrão, com medicamentos, dura 6 meses, na maioria dos casos. A primeira fase, chamada de intensiva, tem duração de 2 meses. Já a segunda fase é a de manutenção, e dura 4 meses.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.