BBB 24: MC Bin Laden diz que toma tadalafila para treinar; faz sentido?
MC Bin Laden comentou com outros brothers no BBB 24 que fazia uso do medicamento tadalafila para treinar na academia. O fármaco promove vasodilatação e tem como uso terapêutico o tratamento na disfunção erétil.
"Tomo porque faço academia. E o bagulho [tadalafila] está manipulado. Não tenho libido baixa", disse Bin Laden.
Assim como o cantor, alguns praticantes de atividades físicas, em especial musculação, usam o produto sem orientação médica, acreditando que seja possível alcançar maior performance e aumento do calibre das veias.
Tadalafila ajuda na musculação?
O urologista Fernando Facio, coordenador do Departamento de Andrologia, Reprodução e Sexualidade da Sociedade Brasileira de Urologia, diz que não há nenhum benefício comprovado de usar o medicamento para o exercício físico e desaconselha a prática.
"Não indico o uso para musculação, pois não existe nenhum estudo que aponte que exista algum benefício na melhoria da musculatura esquelética. O tadalafila atua no corpo cavernoso, não há evidência cientifica que atue de outra forma", diz o urologista.
Segundo ele, o medicamento melhora a chegada de sangue no corpo cavernoso do pênis, área que se enche de sangue e ocasiona a ereção, e trata homens com disfunção erétil de leve a moderada. "Há também indicação para tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática benigna", diz.
Ele explica que não há nenhum risco de usar o remédio antes da musculação ou de danificar o órgão pelo uso em longo prazo, quando receitado realmente por um médico para o tratamento da disfunção erétil.
Risco de usar sem indicação médica e efeitos colaterais do tadalafila
Entre os riscos de usar o medicamento por conta própria, Facio explica que estão justamente maiores riscos de efeitos adversos, pela falta de informação sobre como tomar e qual a dose indicada. Entre os efeitos colaterais podem estar:
Dor de estomago;
Dor na panturrilha e região lombar;
Perda, redução ou mudança repentina da visão;
Mudança repentina na capacidade de ouvir;
Zumbido no ouvido;
Ereção por tempo superior a 4 horas;
Tontura;
Dor no peito;
Irritação na pele.
Risco de morte usando tadalafila
O uso de tadalafila não é recomendado para pacientes em tratamento com medicamentos da classe dos nitratos, amplamente utilizados no tratamento da angina.
A combinação desses medicamentos pode levar a uma significativa queda da pressão arterial, aumentando o risco de complicações graves, inclusive risco de morte. Abaixo estão alguns exemplos desses fármacos:
Propatilnitrato;
Nitroglicerina;
Dinitrato de isossorbitol.
Dependência psicológica
Embora o medicamento seja considerado bastante seguro, sua utilização deve ser restrita à orientação médica e reservada para situações em que realmente se justifique. Alguns homens jovens optam por usar tadalafila mesmo sem um diagnóstico de disfunção erétil, buscando apenas melhorar o desempenho sexual.
No entanto, essa prática apresenta o risco de estabelecer uma "dependência psicológica" a longo prazo, onde a ereção pode ocorrer apenas com o uso contínuo do medicamento.
*Com informações de reportagem publicada em 21/09/2023