Melhor defesa é o ataque? Mari Ferrão discorda: 'Não leve para o pessoal'
Um ditado repetido por muitos no futebol é o de que "a melhor defesa é o ataque", mas se a frase faz sentido para o esporte, nem sempre é verdadeira quando o assunto são os relacionamentos humanos.
Reagir com agressividade às pessoas pode não ser a estratégia mais apropriada e, muitas vezes, revela mais sobre os nossos próprios sentimentos do que o dos outros, diz Mariana Ferrão no episódio desta quarta-feira (10/01) do quadro 'Mari vs Mari', no qual a jornalista especializada em saúde tem debates internos e compartilha estratégias para cuidar da mente.
"A gente fica reativo com as pessoas porque elas não fazem o que a gente quer, na hora que a gente quer e elas não são do jeito que a gente quer. Mas, sinto muito, ninguém vai ser do jeito que a gente quer, as pessoas são o que elas são", diz Ferrão.
Em tom bem-humorado, ela cita como exemplo um de seus filhos, Miguel, que interrompeu a gravação do vídeo: "Olha só, meio descabelado, assim com essa cara de sono, vindo aqui interromper o vídeo".
Para a jornalista, que também apresenta o programa "Conexão VivaBem", é comum sentir a tentação de ter um ataque de raiva quando nos frustramos com a atitude de alguém. Mas, diz ela, vale a pena lembrar que as ações dos outros nem sempre têm o objetivo de nos atingir diretamente.
Mariana cita uma frase que leu no livro "Os 4 compromissos", de Don Miguel Ruiz: "Não leve nada para o pessoal".
Na maior parte das vezes, a pessoa, por exemplo, chegou atrasada, não cumpriu um prazo, ou não fez o que você queria, ou invadiu o seu vídeo, ela não tá, na verdade, querendo te desrespeitar. Só que, muitas vezes, a gente se sente assim e tem um ataque de raiva. Mariana Ferrão
Com vídeos novos toda segunda e quarta, 'Mari vs Mari' é um quadro do perfil do Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), em que a jornalista Mariana Ferrão tem debates internos e compartilha relatos pessoais e estratégias para cuidar da saúde mental.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.