BBB 24: Alane controla ansiedade com técnica de respiração; mas funciona?
A sister Alane enfrentou uma nova crise de ansiedade nesta segunda-feira (15) no BBB 24. No sábado, ela já havia desmaiado durante uma conversa com Nizam após afirmar que estava nervosa.
Hoje, ao sentir os sintomas de ansiedade, ela se isolou na despensa da casa e buscou regular a respiração para aliviar a crise.
Encostada na parede, ela inspirou e expirou em períodos de quatro segundos, às vezes segurando o ar por um momento.
A alane ta tendo outra crise de ansiedade... pic.twitter.com/KIMHLhMLIS
-- cali? (@verstappenjpg) January 15, 2024
Respiração ajuda na ansiedade?
Sim. Parar por um momento para prestar atenção na sua respiração e regulá-la é uma forma de reforçar o estado presente. "A respiração tem esse poder de acalmar não só a mente como também o corpo. Ela ativa o sistema nervoso parassimpático, que ajuda com o estresse e a ansiedade", comentou Regina Giannetti, especialista em mindfulness e instrutora de meditação.
Um estudo também mostrou que a técnica de respiração lenta e profunda, com exercícios diários, é mais efetiva do que só a observação.
Controlar a entrada e saída de ar de forma intencional é um meio para alcançar um estado mental mais calmo. Esses exercícios modulam o sistema nervoso autônomo, estimulam a resposta de relaxamento, reduzem a pressão arterial, a frequência cardíaca e a tensão muscular.
Como fazer a respiração?
Há diferentes exercícios para regular a respiração e controlar a ansiedade. Um deles tem períodos mais curtos de inspiração e mais longos de expiração:
- Procure ficar numa postura confortável, sentado ou deitado;
- Comece a inspirar de forma mais profunda, contando 2 ou 3 segundos;
- Procure expirar o ar mais lentamente, no dobro desse tempo: 4 ou 6 segundos;
- A execução deve ser suave e agradável, não pode haver desconforto;
- À medida que a prática for entrando na rotina, pode-se ampliar essa contagem, sempre procurando manter a proporção entre a inspiração e a expiração de 1:2.
Outra forma é a respiração diafragmática. Diferente do que estamos acostumados a fazer, nesse tipo de respiração, a inspiração faz o abdome expandir, não o peito.
- Inspire lentamente pelo nariz, sinta o ar encher o pulmão e empurre o abdome para fora, como se estivesse enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga;
- Em seguida, segure a respiração por alguns segundos e expire lentamente;
- Enquanto esvazia o pulmão, você vai perceber seu abdome baixando.
Busque ajuda
Pessoas com transtornos de saúde mental que não estejam controlados devem procurar acompanhamento médico e um professor habilitado antes de começar a prática.
*Com informações de reportagens publicadas em 21/05/2021, 21/02/2023 e 10/10/2023.
Deixe seu comentário