Mariana Ferrão sobre BBB: 'Quando os participantes esquecem das câmeras?'

Imagine ter dezenas de câmeras te filmando 24 horas por dia. Será que, em algum momento, você esqueceria que está sendo observado e agiria como uma pessoa "normal"? Ou será que ficaria calculando cada uma de suas ações, para não desagradar o público por trás das câmeras?

Esse é o questionamento que a jornalista Mariana Ferrão faz no episódio desta segunda-feira (15) do quadro 'Mari vs Mari', enquanto reflete sobre a autenticidade —ou a falta dela— dos participantes do BBB.

Ferrão confessa que já foi "viciada" no reality, chegando ao ponto de querer "acordar logo" para saber o que estava acontecendo na casa mais vigiada do país. "Isso passou, mas confesso que tem algumas reflexões a fazer sobre os paralelos entre o BBB e a nossa vida real", diz ela.

Quando será que os participantes conseguem parar de pensar que estão sendo filmados? Será que eles conseguem? Será que, em algum momento, as câmeras ficam realmente imperceptíveis e eles tomam atitudes que são atitudes que eles tomariam numa vida "normal"? Mariana Ferrão, jornalista especializada em saúde

A reflexão abre espaço para pensar na vida fora do BBB. A preocupação constante com a opinião dos outros e a busca por aceitação podem influenciar as decisões e ações das pessoas, muitas vezes levando-as a agir de maneira diferente do que agiriam se não estivessem sendo observadas, uma realidade que, inclusive, pode prejudicar a saúde mental.

"Será que a gente consegue agir no mundo, na maior parte do tempo, como se a gente não tivesse sendo observado, como se a gente não tivesse querendo agradar outras pessoas?", questiona a jornalista.

Com vídeos novos toda segunda e quarta, 'Mari vs Mari' é um quadro do perfil do Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), em que a jornalista Mariana Ferrão tem debates internos e compartilha relatos pessoais e estratégias para cuidar da saúde mental.

Deixe seu comentário

Só para assinantes